Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 24 de abril de 2013

GDF censura grafites em muro de escola

Quarta, 24 de abril de 2013

Direção regional de ensino de
São Sebastião quer censurar
seis painéis de grafites com
críticas sociais produzidas pelo
Instituto Metamorfosis

Pais e Alunos do Centro de Atendimento Integrado da Criança de São Sebastião, o  Caic Unesco, protestaram, dia 23,  contra a retirada de pinturas do muro da escola. A secretaria de Educação quer apagar painéis pintados pela comunidade, porque alguns deles trazem críticas políticas e sociais.  
Os 103 painéis são uma iniciativa do Instituto Metamorfoses,  uma ong local, e foram pintados por 46 jovens artistas da cidade satélite. Os muros foram cedidos pela direção da escola, mas a Regional de Ensino determinou a retirada de seis deles.  
A regional de ensino focou sua censura em temáticas que apresentam o Congresso Nacional como sorvedor de dinheiro e que tratam da qualidade da educação pública em Brasília. O trabalho artístico tem por objetivo promover uma consciência social dentre os jovens e também contribuir para uma melhor estética visual na localidade. Paradoxalmente, o nome do Caic é Unesco, entidade vinculada à Organização das Nações Unidas e que tem dentre suas funções, zelar pela liberdade de expressão em todo o mundo. A manifestação ocorreu em  
frente ao motivo da polêmica. O muro do Caic recebeu um abraço simbólico dos alunos. E os painéis alvo da censura da secretaria de Educação foram identificados com faixas com a palavra “censurado”.  Tudo leva a crer que a direção regional de ensino está agindo com plena concordância da secretaria de Educação, pois na terça-feira (23), a vice-diretora da escola, Heloísa Lago, foi chamada para dar explicações à Secretaria de Educação. — Espero que esqueçam e que nós não tenhamos que apagar e que arquivem o processo, porque nós temos milhões mais importantes a resolver.
= = = = = = = = = =
Comentário do Gama Livre: Esses grafiteiros são ousados. Como representar o congresso (com inicial minúscula) dessa forma? Nunca houve bandalheira e nem mensalões por lá. Muito menos nos arredores. Criticar a saúde do DF? Que ousadia! Representar a falência da educação de Brasília? Que blasfêmia! E dizer que o governo do DF é aquele que promete fazer daqui pra frente, como pode? Vemos na TV, nos jornais, nas revistas, que tudo está uma maravilha. Que a saúde, como prometido na campanha eleitoral, teve seus problemas resolvidos nos primeiros 100 dias do médico-secretário-governador.

Olha só a cara do governador Agnelo representado  na primeira imagem. Grandes grafiteiros!