Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 4 de janeiro de 2015

Pelo replantio de frutas do Cerrado em Brasília

Domingo, 4 de janeiro de 2015
candombá ou canela de ema
O Cerrado também não é formado só de árvores. Temos gramíneas, arbustos e muitas flores de beleza exuberante, mas que ainda pouco se domina do processo de produção de mudas em viveiro da Novacap. Foto de José Carlos Sigmaringa.

Por José Carlos Sigmaringa
Com um plantio de mudas no Parque das Sucupiras, no Setor Sudoeste, do Plano Piloto de Brasília, o novo governador do DF, Rodrigo Rollemberg, lançou no dia 03 de janeiro, como primeira atividade externa da sua gestão, o Programa Anual de Plantio de Árvores 2015. O presidente da Novacap, Hermes de Paula, informou que até novembro o Departamento de Parque e Jardins – DPJ deve plantar cerca de 28 mil mudas em todo o DF. As mudas escolhidas para inaugurar o plantio foram de 3 espécies de ipê, amarelo, branco e roxo, que já são comuns no DF por terem sementes de fácil propagação e mudas que apresentam bons índices de pegamento.

A construção de Brasília resultou na remoção total da vegetação do Plano Piloto. Os tratores não se limitaram a terraplanar os locais das ruas e prédios, levaram de roldão a vegetação de Cerrado que ocupava as futuras áreas verdes, que depois tiveram que ser revegetadas. Foi por isso que os primeiros tempos de Brasília eram de muita poeira e lama. Parte do Parque das Sucupiras é uma das poucas áreas preservadas de Cerrado no coração de Brasília.