Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Gama: Projeto do GDF 'Cidades Limpas', que promete tapar buracos, pintura de meios-fios, poda de árvores, limpeza, ficou mais só na promessa

Quarta, 23 de novembro de 2016

Com estardalhaço, o governo anunciou que o seu projeto 'Cidades Limpas' iria às regiões administrativas pintar meios-fios, podar as árvores, recolher sujeira e cacarecos jogados nas ruas e...tapar os buracos das vias das cidade.

No Gama foram duas semanas de 'execução' do projeto. Agora ele só volta, se voltar, no próximo ano. O que deveria ser um programa, portanto permanente, é um projeto, espasmos de ações.

Que consiga fazer tudo isso nas demais regiões administrativas do DF, pois no Gama a coisa pouco efeito teve. É verdade que alguma coisa aconteceu, mas muito pouco para o propagado aos quatro ventos e, principalmente, ao que a cidade exige e precisa. Houve poda de árvores? Houve, não se pode negar. Mas muitas que teriam que ser podadas continuam representando risco para a rede elétrica e, por isso, também às pessoas.

Foram recolhidos entulhos aqui e acolá. E lixo também. Por falar em lixo, o Gama continua a ser uma das poucas regiões administrativas que a coleta seletiva do lixo continua suspensa. Boa hora para o governo Rollemberg informar se pretende, até o final do governo dele, retornar com esse tipo de coleta.

Terminada, no Gama, o 'Cidades Limpas', vamos a algumas imagens que demonstram a ineficiência (pouca eficiência, vá lá) de administração por espasmos. As imagens a seguir são somente exemplos do que deveria ser tapado e bem tapado.

No asfalto, talvez o GDF quisesse deixar marcado o seu amor e zelo pela cidade do Gama. É um coração meio esculhambado, se esfarelando, mas é um coração. Ou não é? 

Nas duas fotos seguintes, buraco que não poderia sobreviver à 'Cidade Limpa', mas que sobrevive há tempos e tem 'matado' a suspensão e rodas de carros. Ele fica de espreita abaixo do balão da Comercial das Quadras 15/18 do Setor Leste do Gama, via por onde passam milhares de carros diariamente. 

Você pode clicar nas fotos, que são todas da tarde desta terça (22/11), para observar que o buraco é mais embaixo.




As duas fotos seguintes são do balão superior do Antigo Setor Bancário.



Saindo do balão da Comercial das Quadras 15/18 do Setor Leste há uma importante via do Gama, a que vai no sentido do Presídio Feminino de Brasília e da cidade de Santa Maria. Nela alguns buracos, como esse mostrado abaixo nas próximas três fotos. 



Se alguém lhe disser que no local mostrado nas cinco fotos abaixo passou o tapa-buraco do 'Cidades Limpas', você acreditaria? Pode acreditar, passou. Não sei bem, é verdade, se isso pode ser chamado de tapa-buraco.






Essa foi o 'Cidades Limpas' no Gama. Que as demais regiões tenham melhor sorte.