Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 2 de maio de 2019

Operação Jerônimo

Maio
2

Operação Jerônimo

Jerônimo havia encabeçado a resistência dos índios apaches no século XIX.
Esse chefe dos invadidos sempre teve má fama, porque sua coragem e sua astúcia fizeram os invasores enlouquecerem durante muitos anos; e, no século seguinte, ele foi o mais malvado dos malvados nos filmes do Velho Oeste.
Seguindo essa tradição, o governo dos Estados Unidos batizou como Operação Jerônimo o fuzilamento de Osama bin Laden, crivado de balas e desaparecido no dia de hoje do ano 2011.
Mas o que tinha Jerônimo a ver com Bin Laden, o delirante califa que foi fabricado nos laboratórios militares dos Estados Unidos? Em que Jerônimo se parecia ao assustador profissional que anunciava que ia comer cruas todas as crianças cada vez que um presidente norte-americano precisava justificar uma guerra?
O nome escolhido não era inocente: estava dizendo que haviam sido terroristas os guerreiros indígenas que defenderam sua dignidade e suas terras contra a conquista estrangeira.

Eduardo Galeano, no livro Os filhos dos dias (Um calendário histórico sobre a humanidade), L&PM Editores, 2012, página 147.