Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 3 de agosto de 2020

DF: Participe do webinar “Desafios da mobilidade ativa em tempos de pandemia”

Segunda, 3 de agosto de 2020
Do MPDF

Evento faz parte da Semana do Caminhar 2020, realizada entre os dias 2 e 8 de agosto, para chamar atenção sobre o modo de deslocamento mais utilizado nas cidades: o caminha
Nesta sexta-feira, 7 de agosto, será realizado o quarto webinar da Rede Urbanidade sobre mobilidade sustentável e transporte coletivo. No encontro, um tema muito atual estará em pauta: “desafios da mobilidade ativa em tempos de pandemia”. O evento gratuito será transmitido ao vivo, das 19h30 às 21h, no canal do Youtube da Secretaria de Educação Corporativa (Secor) do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).  A live faz parte da programação da Semana do Caminhar 2020, que tem como tema este ano "Re-Caminhar Coletivo", tendo em vista que o caminhar produz relações e reconhecimento das pessoas presentes e caminhando nas ruas.


O webinar é organizado por Uirá Lourenço, que é ativista de mobilidade, criador do blog Brasília para Pessoas e colaborador do portal Mobilize. Durante a live, sua fala será voltada para as vantagens e desafios da mobilidade ativa em Brasília. A moderação será feita pelo promotor de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística e coordenador da Rede, Dênio Augusto de Oliveira Moura.
O assunto também será tratado pelos convidados Ana Paula Borba, que é doutora em Transportes pelo IST/UL (Lisboa) e líder do grupo de pesquisa PES Urbanos (CNPq). Ela vai falar sobre mobilidade de exceção em tempos de isolamento social. O jornalista e criador do projeto Bike Repórter, Afonso Morais, participará com a percepção do ciclista em Brasília. Para falar sobre o tema “territórios educativos e mobilidade a pé: caminhos para a cidadania ativa”, haverá a participação da pós-doutoranda em Sustentabilidade (USP), que é uma das fundadoras do Instituto Corrida Amiga, Silvia Stuchi.
Sobre a Semana do Caminhar
Entre os dias 2 e 8 de agosto, acontece a Semana do Caminhar para celebrar e chamar atenção sobre o modo de deslocamento mais utilizado nas cidades: o caminhar. A data é inspirada pelo Dia Mundial do Pedestre, celebrado em 8 de agosto por ser o dia em que os Beatles tiraram a icônica foto atravessando a Abbey Road, em Londres, em 1969. A Semana do Caminhar, organizada pelo @sampapesp, acontece em diversas cidades do Brasil. O tema deste ano é "Re-Caminhar Coletivo" pois, no atual cenário, o caminhar produz relações e reconhecimento de todas as pessoas também presentes e caminhando nas ruas.
 Edições anteriores
Entre os dias 20 e 27 de julho, foram realizados outros três encontros virtuais da Rede Urbanidade. No primeiro, os convidados debateram “acessibilidade e mobilidade urbana na perspectiva da cidadania”. O tema seguinte foi “a realidade do transporte público coletivo no DF: desafios e potencialidades”. Na última semana, o webinar foi dedicado a discutir “a Avenida W3 Sul do Plano Piloto de Brasília: passado, presente e futuro”.
A Rede de Promoção da Mobilidade Sustentável e do Transporte Coletivo (Rede Urbanidade), criada em novembro de 2019, é uma iniciativa da Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb) em parceria com estudiosos e representantes de associações e entidades que se dedicam à causa da mobilidade. O grupo tem como objetivo assegurar a participação efetiva da sociedade na elaboração, na implementação e na fiscalização da política local de mobilidade urbana. Além disso, pretende ser um espaço democrático de articulação, discussão e busca de soluções para os desafios existentes nessa área, na perspectiva do desenvolvimento sustentável.
Certificado de participação
Com o cadastro na plataforma de ensino a distância, será possível receber certificado de participação. As inscrições estão abertas até o início de cada evento. Os interessados devem criar um cadastro na plataforma Moodle do MPDFT e, a seguir, inscrever-se no evento da Rede Urbanidade. É lá que estará o link para a transmissão ao vivo. Clique aqui para ver o tutorial.