Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Paolla Miguel, estamos com você!

Quarta, 10 de novembro de 2021


Carta Campinas
Por André Henrique*

Estava a trabalho na casa legislativa de Hortolândia na segunda (08) e lá tomei conhecimento do que aconteceu na maior casa legislativa da RMC, a de Campinas, com a vereadora Paolla Miguel (PT). Um horror!

O passo mais asqueroso da turba fascista ocorreu ao longo do discurso da vereadora Paola Miguel, ouviu-se no ambiente apupos ensandecidos da malta extremista entoando “preta lixo”.

Assim esses delinquentes se referem a uma jovem vereadora periférica e negra, eleita em 2020 aos 29 anos, reconhecidamente trabalhadora e serena.

Cheguei em casa e liguei a TV no canal da TV Câmara e a vi dando entrevistas, com a calma que lhe é peculiar, mas nitidamente abalada. Só quem sofre racismo sabe como dói, e desse jeito desabrido e covarde dói mais ainda.

Dói sim, Paola, simbolicamente dói como as chibatadas que os nossos antepassados tomavam nas costas, na cara e nas pernas. Dói. Dói na alma. Mas é por eles que você está aí. Os racistas quiseram te rebaixar, mas se rebaixaram e te colocaram na história.

Esse fato será lembrado eternamente e irá fortalecer a luta antirracista nas próximas décadas, sobretudo na Câmara de Campinas (a última cidade a abolir a escravidão). Simbólico. Só você sabe a dor que sentiu, Paola. Só nós sabemos o que é ser olhado com desconfiança, ser cobrado em triplo e ofendido nas entrelinhas. Só nós sabemos.

Mas o sangue e a luta dos nossos antepassados nos levaram a ter leis antirracistas através das quais esses canalhas serão punidos. E a sua a dor agora será símbolo das vitórias de amanhã do nosso povo negro contra o racismo.

Paola Miguel recebeu solidariedade de todos os cantos do país, incluindo o ex-presidente Lula, fez boletim de Ocorrência e está marcado para essa quarta, às 17h30, na Câmara Municipal de Campinas, manifestações contra os racistas.

Você já ganhou essa, companheira. Você não está sozinha, a prova disso se dá com a ampla mobilização e solidariedade que se agiganta em seu favor. Merecido, porque esse tipo de agressão racista não pode passar e não passará. Força, Paola Miguel. Estamos com você!

*André Henrique – jornalista, cientista político e consultor político
==============

Leia também: 

Extremistas gritam ‘vacina mata’ e ‘preta lixo’ na Câmara de Campinas