Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

Dia 8 de dezembro, Dia da Justiça, que falha quase sempre. Mas também Dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Bahia, a Oxum do candomblé, a que não falha nunca. Salve Oxum!

 Quarta, 8 de dezembro de 2021

Igreja da Nossa Senhora da Conceição

Taciano Carvalho*
Republicação de postagem de outros 8 de dezembro. Afinal, isso é possível e se justifica, pois a Santa é a Mesma, a Orixá é a mesma, o povo é o mesmo, a Bahia é a mesma, e o baiano aqui, apesar de não estar em Salvador agora, é o mesmo. E a saudade da festa é  a mesma. E grande. Foram feitas algumas alterações no texto antigo, tendo em vista a situação de pandemia da covid-19, que forçou alterações significativas também na festa deste ano de 2021.

Neste domingo, 8 de dezembro, a Bahia sempre comemorou com festa para a sua padroeira, Nossa Senhora da Conceição. No sincretismo baiano a festa é também de Oxum, a Orixá das águas doces.

Hoje,  8 de dezembro 2021, teria procissão de Nossa Senhora da Conceição pelas ruas do chamado ‘Comércio’ da Cidade Baixa de Salvador, área próxima a sua igreja, ao Elevador Lacerda, ao Mercado Modelo, ao Porto de Salvador. Mas em razão da pandemia de covid-19, e por ser a covid bem pior do que uma "gripinha", a comemoração a Nossa Senhora da Conceição, a nossa (dos baianos e também de todo Povo Preto) Oxum, está sendo ainda realizada levando em consideração a situação de pandemia. 

A procissão pelas ruas do chamado Comércio, na Cidade Baixa de Salvador, que sempre aconteceu no dia da santa, o 8 de dezembro, não acontecerá ainda neste 2021.

Hoje, 8 de dezembro de 2021, a procissão  que tradicionalmente percorre as ruas do chamado Comércio, na Cidade Baixa de Salvador, está sendo substituída por uma carreata que, saindo da Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia, passará pela Igreja Nossa Senhora do Pilar e Santa Luzia, Matriz da Paróquia Nossa Senhora dos Mares, Memorial Santa Dulce dos Pobres, Basílica do Senhor Bom Jesus do Bonfim, Santuário São José, Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, retornando até a Basílica da Conceição da Praia.

A festa anualmente é mais concentrada na área da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, um belo templo católico, inicialmente de taipa, mandado construir pelo primeiro governador-geral do Brasil, Tomé de Sousa que, ao vir para o Brasil, trouxe a imagem da santa. A igreja foi construída com pedras trazidas de Portugal. A igreja fica a poucos metros, 170 apenas, do Elevador Lacerda, aquele que sobe e desce transportando o baiano da Cidade Baixa para a Alta e da Cidade Alta para a Baixa. E o Elevador Lacerda fica em frente, separado apenas por uma praça, do Mercado Modelo da Bahia. Na imagem logo abaixo, vê-se no primeira plano a Igreja e um pouco mais à esquerda, o Elevador Lacerda. 

Imagem da internet
Hoje,  8 de dezembro 2021, teria procissão de Nossa Senhora da Conceição pelas ruas do chamado ‘Comércio’ da Cidade Baixa, área próxima a sua igreja, ao Elevador Lacerda, ao Mercado Modelo. A procissão foi substituída por uma carreata.

Salve Mamãe Oxum!!!! 



Imagens: Salvador - Bahia - Brasil
Música: É D'Oxum - Gerônimo
Voz: Gerônimo e Elba Ramalho

 - - - - - - - - - - -


Canto de Oxum
Toquinho e Vinícius

---------------
*Taciano Carvalho é editor do Blog Gama Livre. Baiano que vive no DF, mas que nunca esqueceu da 'Cidade da Bahia' com suas festas de largo, os seus mares e praias, o acarajé ao final de tarde ou já há noite, os mergulhos na praia de Amaralina, fosse durante o dia ou até, com certa frequência, nas madrugadas quentes de Salvador. Baiano retado, filho de todos os Santos católicos e dos vindos da Mãe África. Salve os Orixás da Bahia, salve também minha Santa Dulce dos Pobres. E viva o sincretismo brasileiro!