Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 26 de outubro de 2023

Central dos Movimentos Populares (CMP) 30 anos: prioridades são defesa da democracia, políticas públicas e participação popular

Quinta, 26 de outubro de 2023

Criada em 1993, CMP tem reunido a luta de movimentos por moradia, alimentação saudável e por igualdade de gênero - CMP/Divulgação

CMP 30 anos: prioridades são defesa da democracia, políticas públicas e participação popular

Congresso na Bahia marca a passagem das três décadas de luta da entidade no Brasil

Redação
Brasil de Fato | Recife (PE) | 25 de Outubro de 2023

A Central dos Movimentos Populares (CMP) comemora 30 anos de fundação com a realização de seu 7º Congresso, entre os dias 26 e 29 de outubro, em Salvador (BA).

A entidade comemora a passagem das três décadas recordando conquistas históricas e pautando a defesa da democracia, a maior participação do Estado na formatação de políticas públicas e as lutas do povo brasileiro.

O evento contará com a presença de 500 delegados, do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e dos ministros Jader Filho (Cidades), Paulo Teixeira, (Desenvolvimento Agrário) e da ministra Cida Gonçalves(Mulheres).

"Nós vamos nos encontrar para fazer um balanço político dessa gestão de quatro anos, analisar a conjuntura e apontar os desafios dos movimentos populares, que são muitos", afirmou Raimundo Bonfim, coordenador nacional da CMP.

Bonfim participou do Central do Brasil desta quarta-feira (25) e, além de relembrar momentos importantes da entidade, destacou que uma das prioridades da CMP na atualidade é a defesa da democracia no Brasil.

"O Brasil continua com uma forte ameaça dos setores de direita, das forças conservadoras e do fascismo à democracia. Então, [a defesa da democracia] deve ser uma bandeira que deve ser apontada no nosso congresso".

Ele listou também a importância da taxação das grandes fortunas como mecanismo de aumentar arrecadação do Estado e, com isso, ampliar o poder de investimento em políticas públicas para população mais pobre.

Com o tema "30 anos de luta e resistência", o congresso reunirá diversas lideranças dos movimentos populares que atuam na luta contra à fome, por saúde, moradia, igualdade de gênero, raça, soberania alimentar e participação popular.

"Nós queremos aperfeiçoar as conferências, os conselhos, os plebiscitos e os referendos. Nós participamos com muita força do PPA participativo. que foi no primeiro semestre desse ano. Então, nossas prioridades são a defesa da democracia, as políticas públicas e a participação popular. Eu diria que são três elementos importantes, que são marcas históricas da CMP nestes 30 anos", concluiu Bonfim.

A entrevista completa está disponível na edição desta quarta-feira(25) do Central do Brasil no canal do Brasil de Fato no YouTube


E tem mais!

Greve Geral

Em Minas Gerais, sindicatos e movimentos populares articulam uma greve geral estadual no dia 7 de novembro para protestar contra o governo de Romeu Zema, do partido Novo. As principais pautas da paralisação são a luta contra os projetos de privatização e os congelamentos de salário do funcionalismo público

O Central do Brasil é uma produção do Brasil de Fato, exibida de segunda a sexta-feira, ao vivo, sempre às 13h, pela Rede TVT e por emissoras parceiras

Edição: Thalita Pires