Segunda, 23 de outubro de 2023
Fonte: SINPRO-DF
Jornalista: Vanessa Galassi — 23 de outubro de 2023
A comunidade escolar participará nesta quarta-feira (25/11) da votação dos(as) diretores(as), vice-diretores(as) e conselheiros das escolas públicas do DF. A votação será das 7h30 às 21h, tanto nas escolas urbanas quanto nas rurais.
Podem votar estudantes a partir dos 13 anos; pais, mães ou responsáveis legais; professores(as) (substitutos e efetivos); orientadores(as) educacionais e demais servidores da carreira Magistério e da carreira Assistência. Basta levar documento de identidade oficial com foto e o Cadastro de Pessoa Física (CPF). A votação será feita na própria escola na qual o estudante está matriculado.
“A gestão democrática é uma valiosa conquista da categoria do magistério público do DF. Ela expressa a concepção de Educação que entende a escola como espaço coletivo de aprendizagem e convivência, e contempla os princípios de participação, pluralismo, autonomia, transparência e qualidade social. Precisamos fortalecer esse projeto e, para isso, participar em peso dessas eleições”, afirma a representante do Sinpro na Comissão Eleitoral Central Ritinha Olly.
“Embora a gestão democrática seja um direito garantido na Constituição Federal, apenas nove unidades da federação têm eleição direta para diretor(a), vice-diretor(a) e para o Conselho Escolar. O DF é uma delas”, lembra a também representante do Sinpro na Comissão Eleitoral Central Solange Buosi.
As dirigentes sindicais destacam que o Conselho Escolar desempenha papel essencial na promoção da gestão democrática nas unidades escolares. Segundo elas, a representação de pais, mães, responsáveis, estudantes, além de servidores da Carreira Magistério Público e da Carreira Assistência “promovem não só a transparência das ações realizadas dentro das unidades escolares, mas, sobretudo, diversifica e amplia as perspectivas das práticas adotadas para uma educação de qualidade”.
De acordo com a Secretaria de Educação do DF, nestas eleições, foram homologadas 4.488 candidaturas ao conselho escolar e 797 chapas inscritas para os cargos de diretor e vice-diretor.
A apuração das eleições será iniciada assim que encerradas as votações. O resultado de cada escola será divulgado ainda no dia 25, mas a homologação do resultado final das eleições será no dia 4 de dezembro.
Fonte: SINPRO-DF