Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 26 de março de 2024

SHOW REÚNE SÓ MÚSICAS CENSURADAS PELA DITADURA MILITAR NESTA QUINTA (28/3), VÉSPERA DE FERIADO, NO CLUBE DO CHORO. SERÁ A PARTIR DAS 20H30

Terça, 26 de março de 2024
O show será na quinta-feira (28 de março) 

        Show É PRECISO ESTAR ATENTO E FORTE, a favor da consolidação democrática, traz instrumentista internacional para o palco do Clube do Choro. 


Na semana em que se completam 60 anos do golpe, que empurrou uma ditadura militar goela abaixo do povo brasileiro, o palco do Clube do Choro recebe evento musical que celebra a resistência do livre pensamento e da cultura em meio ao cerceamento ideológico vivido pelo país por mais de vinte anos.


O instrumentista internacional Manassés de Sousa vem a Brasília exclusivamente para fazer uma participação especial no show É PRECISO ESTAR ATENTO E FORTE, que acontece nesta quinta-feira, véspera de feriado , no Clube do Choro, a partir das 20h30min. Outro instrumentista que  também chega para somar e abrilhantar a noite, é o saxofonista JG Joshua. 


O show possui direção musical do guitarrista Marcus Moraes e traz a banda Passo Largo para o palco imputando um ritmo forte e marcante às canções que foram censuradas pela ditadura durante mais de vinte anos. São músicas bem conhecidas pela maioria dos brasileiros , entoadas por multidões  que gritavam por liberdade antes da redemocratização do país. Entre elas estão verdadeiros ícones compostos por Chico Buarque, Gonzaguinha, Gil, Caetano, Vandré e outros e outros símbolos de coragem da época. 


Para além da alta qualidade musical que permeia todo o espetáculo através das vozes de Nilson Lima, Salomão di Pádua, Lùcia de Maria e de Leana( participação especial) , a ideia é entoar, juntamente com o público, um canto uníssono pró-democracia.


Todos os integrantes interpretam de maneira visceral as canções que são conhecidas  pela maioria do público. A formação do show é algo inédito, pois une o Passo Largo - banda instrumental da mais alta prateleira e tradicional da cena do rock - à cantores versáteis e consolidados em suas carreiras solo, sendo alguns até mais idosos. 


Considerando que mesmo após 60 anos do golpe o Brasil vive uma grande ascensão daqueles pensamentos autoritários já ultrapassados, nossa vontade é fortalecer vozes pró-democracia através da cultura, que sempre foi um grande catalisador social. Ainda que em escala reduzida, promover um evento para marcar esta data não deixa de ser um chamado para reflexão. Estamos aguardando o público para cantar conosco canções icônicas de protesto, avessas à repressão e a ceƒnsura”_, afirma a idealizadora do show, Tita Lyra. 


De acordo com o diretor musical do show, Marcus Moraes, o repertório deste show produzido na época que compreendeu o período da ditadura militar é algo especialíssimo e de uma riqueza ímpar harmonicamente, melodicamente e com uma densidade de poesia incrível. Moraes diz que não tem notícia de nenhum lugar no mundo que tenha conseguido produzir músicas tão incríveis , tão inteligentes com tantas metáforas e trocadilhos como as compostas nesta época no Brasil. 


SERVIÇO:


SHOW  “É PRECISO ESTAR ATENTO E FORTE” – Canções “filhas da resistência”


        LOCAL: CLUBE DO CHORO


Banda: Passo Largo

Guitarra e direção musical: Marcus Moraes

Participação especial: violonista Manassés de Sousa 

                     saxofonista JG Joshua

Baixo Elétrico: Vavá Afiouni

Bateria: Thiago Totem


Voz: Lúcia de Maria

        Salomão Di Pádua

        Nilson Lima

Participação especial: Leana


Lúcia de Maria

Leana

Manassés de Sousa

Salomão Di Pádua e Nilson Lima

Banda Passo Largo

Banda Passo Largo