Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 29 de março de 2024

Marginal da BR-40 preocupa Park Way

Sexta, 29 de maró de 2024

Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna
Ampliação da BR-040, no sentido Brasília, preocupa moradores do Park Way que temem impacto do volume de carros sobre as vias internas do bairro. São 100 mil carros provenientes apenas do Entorno Sul que passam diariamente pela Epia Sul, sem contar aqueles de Santa Maria, Gama e Recanto das Emas.

Por Chico Sant’Anna
Recém anunciada pelo Governo do Distrito Federal, a construção de uma via marginal à BR-40, no trecho que vai do Monumento Solários (Chifrudo) – logo após a divisa de Goiás com o DF – até o acesso à Estrada do Contorno, DF-001, nas imediações da Área Alfa da Marinha; preocupa moradores do Park Way. São apenas seis quilômetros – ao custo estimado de R$ 13,1 milhões. Ela facilitaria o trefego de quem vem do Entorno Sul e hoje se afunila no trevo do BRT-Sul, na entrada de Santa Maria. O Departamento de Estradas e Rodagens (DER-DF) estima que 100 mil veículos passem por aquele local, diariamente.
Cotidianamente, centenas de milhares de veículos se deslocam do Entorno Sul, Santa Maria, Gama, Recanto das Emas e Riacho Fundo 2. O ponto de convergência é o Trevo do Catetinho. Nos horários de pico, os mais apressados se valem das vias internas do Park Way, que não possuem estrutura para suportar tanto trânsito.

A marginal promete eliminar essa retenção, em Santa Maria, fazendo com que os carros circulem mais rapidamente. Tornaria mais ágil, também a ligação, principalmente de caminhões, do Polo JK à DF-001. O temor é que a retenção apenas se desloque para a EPIA-Sul, no trevo do Catetinho.

Vale ressaltar, que no sentido inverso, rumo ao Entorno, não haverá implantação de uma via marginal, fazendo com que o trânsito já dificil no fim do expediente, não seja aliviado.