Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 30 de março de 2024

A Páscoa é mudança de atitude, coragem e fé no porvir.

Sábado, 30 de março de 2024
Professora Fátima Sousa*

Celebração repleta de significados profundos e ensinamentos valiosos, a Páscoa é um momento de reflexão e renovação em que lembramos a passagem da morte para a vida e da escravidão para a liberdade, conceitos essenciais que precisam estar presentes por todos os tempos, repassados às crianças, jovens e às novas gerações.

Além desse aprendizado ao longo da vida, há valores fundamentais nos quais devemos nos inspirar, um deles é a esperança, pois é na Páscoa que recordamos que, mesmo diante das dificuldades e desafios da vida, é possível nutrir esperança em um futuro melhor. É importante destacar ainda o valor do silêncio e da interiorização, que nos permitem refletir sobre nossas ações e nos conectarmos com o nosso eu interior.

A caridade e o amor ao próximo também são valores essenciais que a Páscoa nos ensina, pois Jesus Cristo nos deixou o exemplo de amarmos uns aos outros como ele nos amou. Podemos simular o ato de Jesus lavando os pés dos discípulos com as crianças, abrindo espaço para o diálogo sobre caridade e solidariedade, pois lavar os pés significa colocar-se ao lado do outro, em pé de igualdade.

A Páscoa também nos convida a abrir-nos para uma vida nova, cheia de inspiração. Momento de renovação e de busca por novas oportunidades para crescer e fazer a diferença. Além disso, nos ensina sobre coragem, perseverança e resiliência. Nem toda mudança é bem-vinda, mas aquelas que nos tornam pessoas melhores, são valiosas e devem ser buscadas e aceitas.

Os milagres realizados por Jesus e sua ressurreição nos ensinam a cultivar a fé. Acreditar em algo inacreditável nos dá força para perseverar, mesmo nos momentos mais difíceis. A vida humana é frágil e vulnerável, e é necessário cuidar de nós mesmos e respeitar o próximo.

É fundamental ressaltar que todas as vidas e a saúde de todas as pessoas, independentemente de cor, raça, etnia ou classe social, importam. Que essa celebração nos inspire a cultivar valores como esperança, caridade, amor ao próximo, coragem e perseverança. Que possamos encontrar significado e renovação, e que não nos faltem coragem e perseverança diante dos desafios.



*Fátima Sousa é Paraibana, nordestina, enfermeira, professora, gestora pública e defensora da saúde e da educação de excelência. É professora associada do Departamento de Saúde Coletiva e ex-diretora da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília.