Sexta, 19 de setembro de 2025
,
No próximo domingo (21/09) é o Dia da Árvore e podemos juntos celebrar essa data com mais uma conquista: a Rede de Sementes do Xingu (ARSX) e o Redário foram selecionados como uma Comunidade Campeã da Década das Nações Unidas para a Restauração de Ecossistemas!
Esta premiação é pelo estabelecimento e gestão de atividades geradoras de renda relacionadas à restauração. Esse é o âmbito da Iniciativa 3 do Plano de Ação de Capacitação, Conhecimento e Aprendizagem (CKLAP) da Década da ONU para a Restauração de Ecossistemas.
Criada em 2007 a partir da Campanha do ISA “Y Ikatu Xingu”, a ARSX reúne hoje cerca de 700 coletores em 25 grupos (12 indígenas, 10 de assentamentos e 3 mistos), sendo 80% mulheres.
Desde então, a ARSX já coletou sementes de mais de 220 espécies, gerando quase R$ 8,5 milhões em renda e comercializando 390 toneladas de muvuca, suficientes para restaurar cerca de 10,8 mil hectares!
Membros do Redário durante o segundo encontro da iniciativa, que aconteceu, em 2023, na Aldeia Multiétnica, localizada em Alto Paraíso de Goiás
Webert da Cruz Elias / Redário / ISA

Com apoio do ISA, hoje o Redário articula 27 redes e grupos coletores de todo o Brasil, mobilizando mais de 2.500 pessoas comprometidas com a produção de sementes nativas de qualidade para a restauração ecológica em larga escala. Somente em 2024, ajudou a restaurar cerca de 4 mil hectares.
Esse reconhecimento internacional coloca a ARSX e o Redário entre as nove organizações no mundo selecionadas por desenvolver práticas exemplares que aliam restauração ecológica à geração de renda sustentável.

Cada novo apoio amplia nosso impacto e fortalece essa rede de vida que já começa a inspirar o mundo.
Socioambiental se escreve junto. 

Andréa Ono
Instituto Socioambiental (ISA)
Quer falar conosco? Ligue ou envie um WhatsApp para (11) 93418 8824 e fale com Maria Dias ou escreva para relacionamento@socioambiental.org