Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Conselho vai enviar a Estados cópias de processos suspensos

Quarta, 21 de dezembro de 2011
Da Folha
A corregedoria do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) --órgão de controle do Judiciário-- deve enviar para tribunais de Justiça nos Estados cópias de seus processos disciplinares que foram suspensos na última segunda-feira (19) por decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), informa reportagem de Felipe Seligman, publicada na Folha desta quarta-feira.
 
Formalmente, o envio dos processos tem o objetivo de dar continuidade às apurações nos tribunais de origem dos magistrados.

SUPREMO

Liminar concedida na segunda-feira pelo ministro Marco Aurélio Mello, do STF, impede que o conselho investigue juízes antes que os tribunais em que eles atuam analisem sua conduta --o que, na prática, suspendeu todas as apurações abertas por iniciativa do CNJ.

A liminar ainda será submetida à análise do plenário do Supremo, que entrou em recesso ontem e só volta das férias em fevereiro, mas os efeitos da decisão são imediatos.

A decisão foi concedida em resposta a uma ação movida pela AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) contra uma resolução do CNJ que uniformiza procedimentos adotados para punir juízes.

Em sua decisão, Marco Aurélio disse que o CNJ não pode "atropelar o autogoverno dos tribunais" e que sua resolução vai além do que foi estabelecido pelo Congresso na Loman (Lei Orgânica da Magistratura Nacional). 

Íntegra disponível para assinante Folha ou Uol.