Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Incompetência pura

Sexta, 2 de dezembro de 2011
Falta um mês para Agnelo completar o primeiro ano sentado (nem sempre, voa aviãozinho) na cadeira de governador de Brasília.

Prometeu em campanha que resolveria todos os problemas da saúde até completar os 100 primeiros dias como chefe do Executivo, visto que de saúde, dizia, entendia muito. Não parece, pelo menos é o que tem demonstrado.

Mas a incompetência do seu governo é tanta que nem sequer deu jeito na Farmácia de Alto Custo, onde pacientes levam horas para pegar (geralmente nem pegar) remédios. Se a falta de medicamentos é o mais dramático, seu governo sequer conseguiu resolver o sacrifício das pessoas nas três filas (isso mesmo, três filas) que têm de enfrentar. Parece até que nem existe técnica de Pesquisa Operacional e coisas dessa ordem para equacionar, por exemplo, o fluxo de pessoas, o tempo de atendimento e o número de atendentes.

Concordo com o governador em uma coisa. O caos anterior era conseqüência basicamente da incompetência dos gestores da saúde. Assim, o caos que permanece deve ser também ineficiência dos atuais responsáveis pela gestão do sistema de saúde.

Pior do que o caos na Farmácia de Alto Custo —há também falta freqüente de remédios de baixo custo, como de combate à pressão alta— é o caos existente nas unidades hospitalares. Aí faltam médicos, enfermeiros, equipamentos, instrumentos, materiais de consumo, gestão, e atendimento digno à população.

Haja incompetência!