Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

TCDF reitera determinações ao GDF relacionadas às ciclovias

Sexta, 21 de fevereiro de 2014 
Relatório apontou falhas na construção das vias destinadas à circulação de bicicletas e divergências de informações entre órgãos do Governo

Do TCDF

   O Tribunal de Contas do Distrito Federal decidiu reiterar à Casa Civil, órgão responsável pela coordenação do Comitê Gestor da Política de Mobilidade Urbana por Bicicletas no DF, que indique cada um dos locais onde houve a necessidade de destruição e reconstrução de trechos das ciclovias do Plano Piloto, bem como, em cada caso, os motivos para o retrabalho. O órgão também deverá indicar as diferenças de erro de execução e erro de projeto e apontar o valor pago à contratada por conta de cada trecho refeito.
   O TCDF ainda determinou que a Casa Civil se manifeste sobre as objeções levantadas pela sociedade civil, mediante vistoria cidadã realizada pela Associação Rodas da Paz. Entre as possíveis irregularidades estão: a existência de fissuras, trincas e ondulações em alguns trechos; danos às redes de infraestrutura, principalmente de água e de telefonia; prejuízos causados às faixas verdes nas Superquadras Norte e Sul; o compartilhamento de calçadas de pedestres e ciclovias sem a observância da faixa mínima projetada de 3m e a ausência de previsão de rede de iluminação das ciclovias.
   Nessa fiscalização, foram apontadas falhas que o corpo técnico do TCDF também identificou. Entre elas, a não-realização de uma audiência pública com a população; falta de aprovação prévia dos projetos das ciclovias pelo Detran/DF.
Processo Nº 17317/12
= = = = = = = = = = = = = = =
Comentário do Gama Livre: Imagina se o TCDF apurar problemas em ciclovias (???) do Gama. Trajetos em que o usuário fica exposto ao risco de atropelamento por automóveis e caminhões, pois a ciclovia chega a passar por cima do meio fio. Quanto à fissuras, trincas e ondulações, e até buracos, a coisa também merece uma fiscalização rigorosa do TCDF.
Fotos: Gama Livre



Dê um clique sobre as imagens para ampliá-las.

Leia também: 
"Análise Final da ciclovia do Gama", texto da Rodas da Paz.
Ciclovia no Gama é coisa fina. Finiiinha!