Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

De forcas e enforcados. O caso Jaqueline Roriz

Segunda, 29 de agosto de 2011
Não se fala de forca na casa de enforcado. Não se fala de cassar deputado em casa onde existem muitos deles que merecem a mesma punição.

A deputada federal Jaqueline Roriz (PMN) acredita que não será cassada pelo plenário da Câmara amanhã (30/8). Seus aliados acham que o argumento de que o crime (o recebimento de dinheiro de Durval Barbosa) por ter ocorrido antes de a deputada assumir o mandato, e o risco que a sua cassação trás para muitos deputados, vai impor aos seus pares o voto a favor da filha de Joaquim Roriz.

Os deputados federais temem que a cassação da deputada se constitua num precedente que pode resultar em outras cassações no futuro. Se ela perder o mandato por quebra da ética e do decoro antes de ter assumido o cargo de federal, muitos de seus colegas poderão no futuro acabar cassados.

A cassação de Jaqueline foi requerida pelo Psol e está neste partido os poucos parlamentares que abertamente pedem o expurgo da deputada da Câmara.

Apanhada pelas câmaras indiscretas do cinegrafista de safadezas do cerrado, Durval Barbosa, metendo a mão em R$50 mil, a deputada será julgada pelos seus colegas amanhã, terça-feira.

Numa Casa com o perfil ético que tem a Câmara, poucos acreditam realmente que a parlamentar brasiliense venha a perder o mandato.

De qualquer forma, haverá pressão amanhã para que os deputados votem pela cassação. O movimento Reaja Brasília está convocando a população para manifestação nesta terça-feira, às 15 horas no Anexo 3 da Câmara.

É verdade que se fosse a Corrida da Cerveja mobilizaria 30 mil pessoas, como aconteceu neste final de semana.

Mas contra a corrupção...só esperando para ver o que acontece.