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(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Educação: Ministério da Educação divulga hoje o resultado do ProUni; Estudantes que participam de ocupações querem mais espaço nas decisões

Segunda, 13 de junho de 2016
Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - Os Candidatos deixam primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) ( Fernando Frazão/Agência Brasil)
ProUni seleciona estudantes para receber bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior com base na nota do Enem    —Fernando Frazão/Agência Brasil
O Ministério da Educação (MEC) divulga hoje (13) o resultado da primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os estudantes pré-selecionados têm de hoje ao dia 20 para apresentar nas instituições de ensino os documentos que comprovem as informações prestadas na hora da inscrição.

O resultado será divulgado na página do ProUni. Cabe ao candidato  verificar, na instituição, os horários e o local de comparecimento para a aferição das informações. A perda do prazo ou a não comprovação das informações implicará, automaticamente, a reprovação.

A lista dos documentos necessários está disponível na internet. O estudante é selecionado quando a documentação é aprovada.

O ProUni seleciona estudantes para receber bolsas de estudo em instituições particulades de ensino superior com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Serão ofertadas, no segundo semestre deste ano, 125.442 bolsas - 57.092 integrais e 68.350 parciais, de 50% - em 22.967 cursos de 901 instituições de ensino superior.

O resultado da segunda chamada será divulgado no dia 27. Aqueles que não forem selecionados podem ainda participar da lista de espera, de 8 a 11 de julho.

O programa é dirigido tanto aos estudantes egressos do ensino médio na rede pública, quanto àqueles que tenham vindo da rede particular na condição de bolsistas integrais. Podem concorrer a bolsas integrais os estudantes que comprovem renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Às bolsas parciais, podem concorrer aqueles com renda familiar per capita máxima de três salários mínimos.
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Estudantes que participam de ocupações querem mais espaço nas decisões

Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil
O estudante Luiz Felipe Costa participou de ocupação no Espírito Santo
O estudante Luiz Felipe Costa participou de ocupação no Espírito Santo —Valter Campanato/Agência Brasil
Uma escola mais plural, com melhor infraestrutura, professores qualificados e maior participação nas decisões são algumas das respostas dadas por estudantes que participaram de ocupações de escolas em vários estados do país à pergunta de que escola desejam. Nesta semana, um grupo de estudantes do Espírito Santo, Rio Grande do Sul, de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Goiás e do Ceará foram a Brasília, a convite da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, chamar a atenção do Congresso Nacional e do governo federal para o movimento dos secundaristas e pedir melhorias no setor.

“As ocupações deixaram claro que o que a gente quer é uma escola que debata gênero, uma escola mais plural. E onde seja importante o cuidado com o ambiente escolar. Hoje não há dinheiro para as escolas, se quer reformar um banheiro, não tem dinheiro”, diz Luiz Felipe Costa, 19 anos, estudante do Instituto Federal do Espírito Santo. “Se formos fazer uma média, vamos achar que 90% das escolas públicas são modelos de prisão grande, com dois, três portões para chegar à sala de aula. Esse ambiente não nos comporta. A escola hoje, infelizmente, não contempla os estudantes”.

As ocupações, que até o ano passado eram inéditas no Brasil, mas já conhecidas de países vizinhos, como o Chile - em 2006, na chamada Revolução dos Pinguins, contou com a adesão de mais de 600 mil estudantes - ganharam força como estratégia dos estudantes secundaristas. Começaram em São Paulo, contra o processo de reorganização proposto pelo governo do estado, ocorreram em Goiás, contra a proposta do governo estadual de terceirização da admnistração das escolas a organizações sociais (OSs), e no Espírito Santo, contra a reorganização do ensino.
Ocorrem ainda no Rio Grande do Sul, onde os estudantes pedem melhor infraestrutura, em Mato Grosso, contra a proposta de parcerias público-privadas (PPPs) nas escolas, além do Rio de Janeiro e Ceará, onde os estudantes apoiam os professores e pedem melhores condições de ensino.

"Os alunos estão indignados, querem reivindicar. As escolas estão sem reforma, há escola que nem banheiro tem, há diretor que está alugando banheiro por R$ 4 mil por mês. Tudo isso prejudica o aprendizado", diz Daniel Vítor Pereira de Abreu, 21 anos, diretor regional da União Nacional dos Estudantes, que participa das ocupações em Mato Grosso. Ele conversou com a Agência Brasil por telefone. No estado, de acordo com os estudantes, são 24 escolas ocupadas.
Aprendizado
A estudante Júlia Carolina Ferreira participa das ocupações no Rio Grande do Sul
A estudante Júlia Carolina Ferreira participa das ocupações no Rio Grande do SulValter Campanato/Agência Brasil
Os estudantes relatam que aprenderam muito participando das ocupações. Em todos os estados, a programação incluía aulas públicas, limpeza da escola, debates e eventos culturais. “A ocupação transformou os estudantes. Aquela gurizada que não queria nada com nada, agora é que está sentada com professores tirando dúvidas, está limpando o banheiro, fazendo a janta”, relata Júllia Carolina da Silva Ferreira, 18 anos, estudante da Escola Estadual Professor Apolinário Alves dos Santos, a primeira ocupada em Caxias do Sul (RS).

Ela conta que estudantes que tinham pichado a escola, agora estavam limpando as paredes. “Estudantes que fizeram grafite nas paredes, estavam limpando e dizendo que não fariam isso nunca mais porque viram o quanto é difícil limpar. A escola foi ocupada e quando for desocupada, vai ser totalmente diferente”, diz Júlia.

“Na ocupação, eu me impressionei, os alunos tinham voz”, relata o estudante Lincoln Oliver, de 18 anos, que participou da ocupação do Colégio Estadual Heitor Lira, no Rio de Janeiro. “Eu aprendi muito de direito, política, filosofia, sociologia, aprendi tanta coisa, a ter uma visão maior do que é o país, a sociedade, o governo. Eu acho que a educação é o básico e deve ser o meio pelo qual qualquer tipo de pessoa tenha uma formação adequada e infelizmente não é o que acontece hoje”.