Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 27 de fevereiro de 2021

Ibaneis é alvo de duas representações no Ministério Público

Sábado, 27 de fevereiro de 2021
Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna

Segundo a representação, as informações trazidas pela reportagem da revista Crusoé, bem como de os outros fatos assinalados, conformam indícios que “apontam para uma clara violação dos princípios da moralidade, impessoalidade, legalidade e para o desvio de finalidade na prática dos atos mencionados”.


Por Chico Sant’Anna
Em apenas uma semana, o governador Ibaneis Rocha (MDB) foi alvo de duas representações junto ao Ministério Público do DF (MPDFT) e ao Ministério Público Eleitoral, de autoria, respectivamente, de lideranças políticas do Psol e do Partido dos Trabalhadores. A representação do Psol pede a apuração das denúncias que vieram a público na reportagem “As ligações perigosas do Governador ostentação”, publicada na Revista Crusoé. Segundo a publicação, há por parte de Ibaneis falta de limites entre o público e o privado e que isso o põe “a um passo do extenso rol de governantes do Distrito Federal que acabaram encrencados com a Justiça”. Na representação, o advogado Marivaldo Pereira, levanta a suspeição de o governador ter cometido crime de prevaricação e o crime de advocacia administrativa. Já o PT acusa o governador de usar compromissos de sua agenda pública para antecipar a campanha eleitoral de 2022.

Assinada por 23 lideranças do Psol, dentre elas a ex-deputada Maria José Maninha, Toninho do Psol, o distrital Fábio Félix, os dois candidatos ao Senado, em 2018, Marivaldo Pereira e Chico Sant’Anna (editor desse blog), e a candidata ao GDF, professora Fátima Sousa, a representação de doze páginas é dirigida à Procuradoria de Justiça do MPDFT e à Promotoria de Defesa do Patrimônio Público – Prodep.

A representação chama a atenção do MPDFT de a reportagem ter listado “inúmeras situações que configuram fortes indícios de que o Governador Ibaneis Rocha está utilizando do cargo que ocupa para favorecer a amigos e a si mesmo, em detrimento do sofrimento da população do Distrito Federal”. E destaca a denúncia de que o advogado Caio Rocha, que mantém negócios com o escritório do Governador, teria obtido vantagens em razão de suas relações pessoais com o chefe do Governo do Distrito Federal para favorecer a empresa Sanoli, responsável, até recentemente, pelo fornecimento da alimentação hospitalar. “Conforme a matéria – diz a representação -, Caio Rocha teria lançado mão de sua relação com o Governador para obter a antecipação de pagamentos (R$ 8 milhões de reais) à empresa Sanoli, maior credora do Governo do Distrito Federal.”