Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

O que Santa Maria tem? CAPS AD — Flor de Lótus

Quarta, 24 de fevereiro de 2021


Este vídeo mostrando o Caps AD — Flor de Lótus é um louvável trabalho realizado por:



Veja a seguir uma rápida explanação pela equipe que produziu o vídeo. Equipe que merece os parabéns pelo trabalho tão importante, bem feito, e pela produção de qualidade.

Vocês conhecem o CAPs de Santa Maria?
Nesse vídeo do projeto "A cidade é nossa" vamos mostrar o que é, como funciona e qual a importância do Centro de Atenção Psicossocial - (CAPs) em Santa Maria. Impossível apresentar o CAPs sem relembrar os motivos da sua criação. Vamos aprender um pouco?

Vocês já ouviram falar no "Holocausto Brasileiro"?
Esse foi um período sombrio da história que pode ser lembrada com detalhes no museu do hospício de Barbacena criado em 1996 onde ocorreu a morte de milhares de pessoas por décadas , sendo colocadas em condições sub-humanas , sem roupa, comida , água e higiene.

Essas pessoas era submetidas a tratamentos invasivos, que quando não matava deixava sequelas. Essas pessoas não se "enquadravam" na sociedade ou eram indesejadas e colocadas para ficarem trancafiadas, longe do convívio social!
A criação do CAPs foi um grande passo na Reforma Psiquiátrica no Brasil. Veja no vídeo!  

Se você não conhece, já ouviu falar ou nunca teve o interesse em conhecer apresentamos a vocês o CAPS — FLOR DE LÓTUS esse grande dispositivo de saúde que está presente em todo país e temos a honra de tê-lo em Santa Maria! 

============

O Blog Gama Livre sugere a leitura da reportagem O holocausto brasileiro: Memórias da Colônia de Barbacena. Reportagem que ajuda a reconhecer a significativa importância dos Centros de Atenção Psicossocial — (CAPs). Sugere ainda o Blog Gama Livre, a leitura de HISTÓRICO E IMPORTÂNCIA DA CRIAÇÃO DO CAPS AD