Sexta, 19 de fevereiro de 2021
Denúncias seríssimas sobre a gestão do Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, foram a tônica do despertar do dia no Distrito Federal nesta sexta-feira (19), a partir da reportagem publicada pela Revista Crusoé, sob a manchete “As ligações perigosas do governador ostentação”.
O combate à promiscuidade nas relações públicas de poder precisa ser a base da atuação de agentes políticos, gestores públicos, de todas e todos que se colocam para servir à sociedade na administração da coisa pública. É preciso lisura, transparência e separação clara entre os interesses públicos e privados.
Em momento de tanto sofrimento no nosso país e no Distrito Federal, em decorrência especialmente das consequências da pandemia com mortes, desemprego, crianças sem escola, pessoas desesperadas pela ausência da vacina que lhes permita a retomada de atividades da própria subsistência com alguma segurança, nos depararmos com denúncias de tamanha gravidade precisa nos impor regime de urgência às medidas que esclareçam os fatos e encaminhem as ações que cada caso exige.
Neste sentido, conclamamos o Ministério Público do DF e Câmara Legislativa do Distrito Federal para que, imbuídos de sua missão fiscalizadora das ações do Poder Executivo aja, célere e de modo determinado, pela apuração dos fatos no que lhe compete e pelo acionamento dos demais poderes públicos para investigação de cada uma das denúncias apresentadas, respeitadas as garantias constitucionais de cada investigado.
Brasília, 19 de fevereiro de 2021