Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

PRIORIDADE É VACINAR: ACORDO EXTRAORDINÁRIO COM RÚSSIA E CHINA

Terça, 16 de fevereiro de 2021

Do Pátria Latina

Trata-se de uma punhalada certeira no Coração na Democracia, pela qual o próprio presidente da república a ser eleito, passar a ter poderes limitados, deixando de ter controle sobre a mais importante e poderosa das políticas, a financeira. Com este controle, passa a determinar todo o restante da economia, as políticas de desenvolvimento industrial, agrícola, de emprego, de habitação, infraestrutura etc. Os banqueiros assumem, finalmente, escandalosamente, o poder de fato do Pais, sem intermediários, sequer sem interferência de governo e instituições do estado. O Bacen estará acima do Estado.O Governo Bolsonaro,  em seu novo formato   –   aliança com os partidos do Centrão  –   já produziu seus primeiros efeitos devastadores:  depois de distribuir 3 bilhões de reais para eleger aliados aas presidências da Câmara e Senado, protegendo-se de um eventual impeachment, aprova a desastrosa Independência do Banco Central, com o que, os banqueiros, que ganharam abusivamente durante a Pandemia, passarão a controlar diretamente a política financeira de qualquer  governo que vier a ser eleito, inclusive um governo com tonalidade popular.

Essa pauta da Independência do Banco Central estava proposta há pelo menos 39 anos, e encontra injustificável prioridade justo na Pandemia, quando o Brasil, face a absoluta irresponsabilidade do governo, praticamente não faz o enfrentamento possível e necessário ao Covid19, que, em média, tem ceifado a vida de 1200 brasileiros por dia, em média, além de já somar mais de 238 mil mortos. Exemplo deste descaso e desprezo pela vida é declaração do general Pazuelo, ministro da saúde, assegurando que somente em julho o Brasil terá metade do público alvo vacinado.  Segundo sanitaristas ouvidos pelo portal Pátria Latina, há risco desta peste transformar-se em endemização, com o que permanecerá por largo tempo no País, em razão da medidas que NÃO FORAM ADOTADAS.

Mantida a média atual de falecimentos pela Covid19, cerca de 1200-dia, até julho, num cálculo simples, poderá haver  o incremento de pelo menos mais 150 mil falecidos, uma matança  absoluta.

Diante disso, sendo a proteção mais efetiva a vacinação, e sendo o Brasil dependente da compra de vacinas do exterior, a prioridade da nação não é a independência do Banco Central, mas selar um Acordo Extraordinário com os países produtores de vacina, especialmente Rússia e China, este último o maior parceiro comercial brasileiro, para que todos os recursos financeiros necessários sejam empregados para garantir a imunização do nosso povo, o mais urgente possível.  Essa a prioridade!

É infame e criminoso o comportamento do governo em gastos com a politicagem parlamentar e com o enriquecimento de banqueiros. Todos os ex-presidentes da república devem se articular, juntamente com as instituições representativas, para seja criado clamor nacional que não deixe margem para que Bolsonaro esquive-se desta obrigação de vida ou morte. Há denúncias de que em Manaus já há sepultamentos nos quintais de residências…. Bolsonaro deve telefonar imediatamente para Putin e Xi Jin Ping para selar este acordo extraordinário, com  os recursos da nação empregados nesta compra especial das vacinas. Também não há nenhuma justificativa decente e razoável para que a vacina Soberana de Cuba, em fase de produção industrial inicial seja excluída destas compras. O Supremo Tribunal Federal deve superar sua covardia e passividade, e obrigar Bolsonaro a zelar pela saúde do povo, como manda a Constituição, obrigação de chefe de estado.