Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 14 de fevereiro de 2021

Conflito Israel e Palestina foi parar na UnB

 Domingo, 14 de fevereiro de 2021

Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna


Em seu perfil no Instagram, a reitora afirma que teve “o prazer de receber na UnB o embaixador de Israel, Yossi Shelley, grande parceiro. O encontro foi bastante produtivo. Discutimos as muitas possibilidades de cooperação, entre elas, o fortalecimento da relação com empresas israelenses, por meio de nosso Parque Cientifico e Tecnológico.”

“Acreditamos que a história e a identidade da UnB não são compatíveis com colaboração com ações de estratégia de marketing para normalizar infrações ao Direito Internacional e aos Direitos Humanos, legitimando apartheid, injustiça ambiental e limpeza étnica” – escrevem acadêmicos em protesto contra encontro entre embaixador de Israel e reitora da UnB.

Por Chico Sant’Anna

O conflito do oriente Médio, entre judeus e palestinos, quem diria, foi parar no Campo Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília. Uma carta aberta-manifesto, assinada por acadêmicos e dirigida à reitora da UnB – Márcia Abrahão Moura, protesta contra a “aproximação” entre a universidade e o Estado de Israel, por meio de sua embaixada em Brasília. Além da carta, uma petição intitulada “Não a colaboração da Unb com o apartheid Israelense”, está disponível na internet, para reunir um maior número de apoiadores. Dentre os que a assinaram estão os professores eméritos da UnB, Isaac Roitman e Said Najati Sidki.

“Acreditamos que a história e a identidade da UnB não são compatíveis com colaboração com ações de estratégia de marketing para normalizar infrações ao Direito Internacional e aos Direitos Humanos, legitimando apartheid, injustiça ambiental e limpeza étnica” – diz o documento encaminhado à reitoria que apela para que não haja nenhuma ação de “fortalecimento da relação com empresas israelenses, por meio de nosso parque tecnológico (PCTec/UnB)” – conforme foi publicizado nas redes sociais pela reitora Márcia Abrahão, juntamente com uma foto em que ela, portado máscara com a bandeira de Israel, faz troca de presentes com o diplomata israelense, Yossi Shelley, esse com uma máscara com a logomarca da UnB, ao rosto.