Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 28 de fevereiro de 2021

Processados por salvar nosso planeta

Domingo, 28 de fevereiro de 2021


Da Avaaz.org

É inacreditável! Grandes empresas de combustíveis fósseis estão usando um obscuro tratado internacional para processar nossos países em bilhões de dólares por fecharem usinas de carvão e plataformas petrolíferas. Mas nossos aliados disseram que, com um milhão de vozes, podemos ajudar a impulsionar uma revolta de países poderosos que participarão de um encontro decisivo na próxima semana. Assine agora com apenas um clique para acabar com este tratado tóxico e compartilhe com sua rede!



Queridos amigos e amigas,

Isso é um escândalo! Enquanto muitos países finalmente estão agindo para deter as mudanças climáticas e proteger o planeta, empresas gigantes de combustíveis fósseis estão processando governos em bilhões de dólares.

Tudo isso acontece por conta de um poderoso tratado internacional do qual quase ninguém ouviu falar: o Tratado da Carta da Energia.

Este tratado foi criado para incentivar empresas de energia a investirem em economias em desenvolvimento. No entanto, ele agora está sendo utilizado como uma arma para processar os países que tentam desativar usinas de carvão e plataformas petrolíferas, prejudicando a transição para uma energia 100% limpa. As empresas já ganharam mais de 50 bilhões de dólares (dinheiro de contribuintes!) e cada vez mais países estão caindo nessa armadilha.

Mas finalmente, há um plano para dar um basta nisso. A Itália já se retirou do Tratado e agora a França, a Espanha e outros países estão pedindo que o tratado seja revogado. Se nós apoiarmos esse apelo com uma poderosa petição de 1 milhão de assinaturas, isso poderia impulsionar uma forte revolta nas negociações importantes que acontecerão na terça-feira. Essa é nossa chance de garantir que ninguém seja processado por agir contra as mudanças climáticas. Assine agora com um clique:



Aos governos de todo o mundo e à todos os signatários do Tratado da Carta da Energia:

Nós, cidadãos do mundo, apelamos a que se retirem do Tratado da Carta da Energia e evitem sua expansão para outros países. O tratado é incompatível com o Acordo de Paris e permite que as empresas de carvão, petróleo e gás obstruam nossa transição para um futuro com energia limpa. É hora desarmarmos as empresas de combustíveis fósseis agora, para que eles não possam mais impedir as urgentes ações climáticas e tampouco colocar seus interesses acima de nossa saúde pública e segurança.



Esse terrível tratado é basicamente o oposto do Acordo de Paris. Ele pune os governos por se afastarem dos combustíveis fósseis.

Veja a Itália: Quando proibiram a extração de petróleo no litoral, uma empresa britânica processou o governo italiano em quase 300 milhões de dólares, nove vezes mais do que a empresa realmente investiu. Isso é dinheiro de impostos, muito valioso, que poderia ter sido usado para energia renovável, escolas ou hospitais.

Por isso não importa onde você esteja no mundo: esse tratado te afeta. Para vencer as mudanças climáticas, precisamos de uma enorme transição mundial para a energia limpa. E se alguns países estão sendo impedidos, todo o esforço global é sabotado.

Parceiros da Avaaz em países importantes que discutem agora mesmo esse Tratado nos disseram que uma forte oposição pública AGORA poderia instigar uma massa crítica de países a abandonarem esse tratado e virar o jogo antes de uma reunião decisiva nos próximos dias. Vamos fazer isso acontecer -- assine agora e a Avaaz entregará nossas vozes diretamente aos principais líderes envolvidos e publicará um anúncio em um dos principais jornais europeus:




O combate às mudanças climáticas é a luta de nossas vidas. Mas agora os ventos estão a nosso favor e, pouco a pouco, nosso movimento está derrubando os sistemas que estão levando nosso planeta ao limite. As ações que tomamos hoje ecoarão através das gerações futuras. Para nossos filhos, para as florestas, para os oceanos e para tudo que nos interessa, não podemos parar agora, e não o faremos.

Com esperança e determinação,

Marie, Martyna, Pascal, Luis, Mike, Anneke, Alice, Patricia, Mario, Nick, Daniel e toda a equipe da Avaaz

Mais informações:

UE sob pressão para abandonar tratado de energia. Acordo permite às empresas processarem os próprios governos (Executive Digest)
O que é o Tratado da Carta da Energia?
Motivos para abandonar ou nunca aderir ao TCE
Dez razões para abandonar o Tratado da Carta da Energia
A África deve resistir à adesão ao Tratado da Carta da Energia (inglês)


https://secure.avaaz.org/campaign/po/energy_charter_treaty_loc/?cqZyilb