Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 12 de março de 2021

#Covid-19: aumenta a pressão pelo lockdown total em Brasília

Sexta, 12 de março de 2021

Do Blog Brasília por Chico Sant'Anna






Enquanto a Justiça Federal analisa ação que pede Lockdown total no Distrito Federal, que mais de duas centenas de pessoas estão na fila por um leito na UTI, aumentam as pressões ao governador Ibaneis, por parte de entidades e comitês, para que ele adote uma política local de vacinação, bem como implemente o isolamento social total para combater à Covid-19 e restabelecer a condição de ação da rede pública de Saúde.

Por Chico Sant’Anna

A gravidade da Pandemia da Covid-19 está em níveis alarmantes. A Defensoria Pública da União pede na Justiça Federal um efetivo lockdown na Capital Federal, até que a ocupação das UTIs fiquem abaixo de 70% por duas semanas seguidas. Dois conselhos se pronunciaram publicamente chamando a atenção para a gravidade. O Conselho de Saúde do Distrito Federal considera preocupante a realidade local e a classifica como “caos”. Por sua vez, o Comitê UnB pela Vacinação recomenda urgentemente a Imunização Universal da População do Distrito Federal. “As respostas lentas do GDF, alinhadas às orientações frágeis do Governo Federal, não fazem jus à tragédia enfrentada pelas milhares de famílias em luto nem às demandas da população em risco com seus desejos de sobrevivência e qualidade de vida” – afirma o Comitê da UnB, apoiado por onze entidades, dentre elas o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde –Cebes.

O Conselho de Saúde, composto por composto por representantes de entidades e movimentos representativos dos usuários do SUS no DF, entidades representativas de trabalhadores da saúde, do governo e de prestadores de serviços de saúde do DF. É a instância máxima de deliberação do Sistema Único de Saúde (SUS), inclusive no que se trata ao uso das verbas públicas. Em resolução enviada ao secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, demanda um “lockdown de verdade”, com fechamento de atividades não essenciais. Juntamente com o fechamento, o Conselho aponta a importância de importância de renda básica, medidas de preservação de empregos e de auxílio a empresas para que todos possam exercer o isolamento e o distanciamento social. A ampliação dos leitos de UTI e enfermarias para suprir a demanda existente no momento, a disponibilização de EPIs e medicamentos também está entre os itens solicitados.