Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 20 de novembro de 2024

✊🏿🌳 Dia da Consciência Negra: nos Territórios Quilombolas têm Luta e Floresta em Pé

Quarta, 20 de novembro de 2024
Olá,

Hoje, pela primeira vez na história, o Brasil inteiro celebra o Dia da Consciência Negra.

Dia de memória e de resistência para o povo negro brasileiro, que, mesmo após tantos anos, continua lutando por dignidade, reparação e garantia de direitos – constantemente ameaçados.

O direito à terra é a principal luta das comunidades quilombolas. No Brasil, os processos de titulação seguem em um ritmo constrangedor para aqueles comprometidos com uma sociedade justa: das mais de 1 milhão de pessoas quilombolas no país, conforme o Censo 2022 do IBGE, somente cerca de 4% residem em territórios já titulados.

Um estudo do ISA em parceria com a Coordenação Nacional das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), mostra que, mesmo estando entre as áreas mais conservadas do Brasil, mais de 98% dos territórios quilombolas estão ameaçados por obras de infraestrutura, requerimentos minerários e sobreposições de imóveis particulares.

Essas ameaças geram graves impactos ambientais, como desmatamento, incêndios, degradação florestal e escassez de recursos hídricos.

O resultado disso para as comunidades quilombolas?

Violações de direitos, perda de oportunidades socioeconômicas, medo constante, assassinatos de lideranças quilombolas, impacto em seus modos de vida e degradação dos recursos naturais.

Marcha durante Aquilombar 2024 Webert da Cruz/ ISA/ Conaq

Comunidades e territórios quilombolas protegem as florestas - como mostra pesquisa do MapBiomas, divulgada pelo ISA e pela Conaq: entre os anos de 1985 e 2022, os territórios quilombolas perderam aproximadamente 4% de sua área de vegetação nativa, enquanto o desmatamento nas áreas privadas foi de 25%.

Se fizermos um recorte e olharmos somente para os quilombos, os que possuem a titulação completa perderam ainda menos floresta: aproximadamente 3%, diante dos 5% daqueles que se encontram em alguma das fases anteriores à titulação.

O ISA apoia a luta dos quilombolas pelo título de seus territórios!

Territórios Quilombolas promovem vida, cultura e floresta em pé.

Vamos aquilombar o Brasil!


Socioambiental se escreve junto.




Socioambiental se escreve junto.

Ester Cezar
Instituto Socioambiental (ISA)

Quer falar conosco? Ligue ou envie um WhatsApp para (11) 93418 8824 e fale com Maria Dias ou escreva para relacionamento@socioambiental.org






Instituto Socioambiental Av. São Luiz, 187 - loja 28 2o piso - Galeria Metrópole Centro Histórico São Paulo, SP 01046-912 Brazil
Quer alterar a forma como você recebe estes e-mails?