Nesta sexta, 15 de novembro, às 17h, no Espaço Voar (SMA Conjunto K loja 5 PróDF), no Gama, o espetáculo CONTOS DE ENCANTAMENTO, do Grupo PAEPALANTHUS, abriu o 11º FESTINECO – Festival de Teatro de Bonecos do Gama. No sábado (16/11), no mesmo horário, foi a vez do Grupo Roupa de Ensaio apresentar “PAPO DE LIXO”. Já no domingo (17), também às 17h, quem entra em cena é a CIA. LUMIATO com o espetáculo de teatro de sombras “IARA – O ENCANTO DAS ÁGUAS”. Tudo aberto e gratuito. A programação completa e outras informações pelo Instagram@voarteatrodeboneco e Facebook @voarteatrodebonecos1.
Essa iniciativa integra o Projeto Gama Cultural, realizado pela Cia. Voar, por meio de um Termo de Fomento da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, do GDF e também conta com o apoio da Administração Regional do Gama.
O mestre bonequeiro e diretor teatral, Marco Augusto, da Cia Voar, explica que este ano, o Festineco apresentará 22 espetáculos de teatro de bonecos. Desses, seis sessões serão abertas ao público em geral, com entrada franca e acessibilidade garantida por intérprete de Libras e audiodescrição. As apresentações para o público foram realizadas no Espaço Voar nos dias 15 e 16 e também serão realizadas em 17 de novembro, e na Feira Permanente do Gama, com três sessões no dia 20 de novembro.
O diretor ressalta que, além dessas, o festival realizará outras 16 apresentações exclusivas para escolas e instituições sociais, voltadas exclusivamente para estudantes e pessoas atendidas por essas organizações.
“Aproveitamos também para homenagear o nosso saudoso colega e mestre bonequeiro Jorge Crespo, que nos deixou em outubro. Foi um artista singular que deixou um legado, no Rio de Janeiro – e, depois, em Brasília – de alegria e amor às pessoas e à arte da manipulação de construção de formas animadas. A ele, a nossa eterna gratidão”, disse Marco Augusto.
Espetáculo literário voltado para a primeira infância (3 a 6 anos), mas capaz de encantar públicos de todas as idades, ao explorar o universo lúdico com verdade, amor e magia, transformando palavras, bonecos de variados tamanhos e formas e textos literários em memórias afetivas. O espetáculo combina diferentes linguagens artísticas – literatura, poesia, música, manipulação de bonecos e arte popular – inspiradas pela memória afetiva, pela escuta literária sensível da criança e pela rica tradição cultural do nosso povo. Com uma temática que explora a superação do medo, apresenta personagens como a Bernunça, o Lobisomem, a Bruxa, o Fantasma, a Aranha, conduzindo as crianças, de forma leve, segura e divertida, a enfrentarem seus próprios receios e ansiedades.
Uma turminha muito divertida e esperta vai enfrentou enfrentar a grandiosa batalha de sobreviver fora do lixão da escola onde vivem. No lixão da escola vivem Invocado, Galalau, Pedante, Inhaca, Bizonha e o Xôxo, seis amigos que foram um a um jogados no lixão da escola pelas crianças. De repente eles são surpreendidos por mais uma bela e encantadora amiga que no meio de tanto lixão recebe o nome de Cheirosa. O que essa turminha não esperava era que a tranquilidade do lixão seria abalada por uma terrível notícia! Mas isso não será problema para eles, que juntos vão lutar para combater a má distribuição do lixo para melhorar o nosso planeta!
Inspirada na lenda de Iara, a trama segue um índio da aldeia que sonha com uma mulher sobrenatural. Em busca de respostas, ele procura o sábio pajé para desvendar os mistérios dessa enigmática figura. O espetáculo visa sensibilizar o público para os saberes da tradição oral dos povos originários do Brasil.
Quarta-feira, 20 de novembro — Feira Permanente do Gama
11h - As aventuras de Baltazar no Reino dos Mamulengos – Mamulengo Sem Fronteiras
12h - “O Casamento de Chiquinha“ - Mamulengo Alegria
13h - [Histórias encaixotadas] Teatro Lambe-lambe – Varanda Teatro
15h30 – “Vida de Mamulengo” – Mamulengo Presepada
11h - “A Dança dos Mamulengos: o Amor, o Malvado e a Rabeca” – Mamulengo Querenutem
11h- “Vereda dos Mamulengos” - Casa Moringa
Quinta-feira, 21 de novembro
13h30- João e o Feijão – Voar Teatro de Bonecos
10h45 – Tramoias Para Enganar a Morte – Voar Teatro de Bonecos
Sexta-feira, 22 de novembro
EC 01 Gama
13h30- Adivinha adivinhão – Voar teatro de bonecos
8h30 – O Despertar de Maricotinha Lúcia Corrêa e Chrys Pereira
15h30 – Os meninos verdes – Voar teatro de bonecos
Voar Arte para Infância e Juventude– Proponente do projeto e sediada no Gama, teve sua fundação em 2003, e em 2012 com nove anos de trabalho, conseguiu conquistar a honra de ter se apresentado em todos os estados brasileiros, uma meta atingida através de participações em importantes festivais e projetos de circulação. O grupo foi convidado para se apresentar na Espanha, México e Chile, recebeu prêmios de melhor espetáculo infantil pelo júri popular no festival de teatro de Americana SP, melhor direção e ator no festival de teatro de Guaçuí ES, sempre julgado por profissionais de notório saber. Possui mais de 5 espetáculos em repertório.