Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Ex-diretor do Banco Rural é o primeiro condenado do mensalão mineiro

Quinta, 26 de setembro de 2013 
Nélio Brant foi condenado a cumprir pena de 9 anos e 9 meses pelos crimes de gestão fraudulenta e gestão temerária de instituição financeira
Nélio Brant
Nélio Brant chega para depor na Justiça Federal sobre o caso Marcos Valério

Os réus foram denunciados pelo MPF em novembro de 2008 juntamente com outras 19 pessoas por crimes decorrentes do esquema criminoso que vigorou durante a campanha de reeleição de Eduardo Azeredo ao governo de Minas Gerais no ano de 1998.José Geraldo Dontal, Paulo Roberto Grossi, Caio Mário Álvares e Wellerson Antônio da Rocha, que compunham o comitê de crédito da instituição financeira foram absolvidos por falta de provas.
 
A Justiça Federal em Belo Horizonte condenou o ex-diretor do Banco Rural, Nélio Brant, pelos crimes de gestão fraudulenta e gestão temerária de instituição financeira. Ele deverá cumprir pena de 9 anos e 9 meses de reclusão, em regime fechado, e terá que pagar 140 dias multa, no valor de R$ 949.200.

O valor do dia multa foi estabelecido em dez salários mínimos. A sentença é um dos desdobramentos do chamado mensalão tucano. A decisão cabe recurso, e Brant poderá recorrer em liberdade. Outros quatro réus foram absolvidos. Nélio Brant também foi presidente do Atlético.   
A Justiça Federal anunciou que a sentença será publicada na próxima terça-feira (1º) e, até lá, não vai divulgar detalhes e nem comentar sobre o processo.
 
O Ministério Público Federal informou que recorreu da sentença. A Procuradoria afirma que nos autos existem provas para a condenação dos quatro absolvidos e pede o aumento da pena imposta a Nélio Brant.