Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 15 de fevereiro de 2020

Fui o primeiro a revelar: Lorenzoni será substituído na Casa Civil

Sábado, 15 de fevereiro de 2020
Por
Helio Fernandes* 

Não acreditou, foi conversar com Bolsonaro  no Alvorada. O capitão disse a ele que precisava do cargo, foi levá-lo até o carro. Lorenzoni, fez questão de fazer declaração que sabia não ser verdadeira. Textual: "Nenhuma  MODIFICAÇÃO, continua tudo como está".

O capitão se irritou. não esperou o carnaval acabar, ontem anunciou mudança muito mais ampla do que se esperava ou admitia. Transferiu Lorenzoni para o ministério da Cidadania (cargo no qual ficará igualmente deslocado). E nomeou Chefe da Casa Civil o GENERAL Braga Netto.

PS- Não conheço as credenciais do novo Chefe da Casa Civil, mas em 130 anos de  Republica é o primeiro GENERAL a ocupar esse cargo. Não aconteceu nem nas DITADURAS ostensivas.

PS2- Com a desenvoltura como age, não será surpreendente que Bolsonaro faça INTERVENÇÃO no Houaiss, para MODIFICAR o sentido de muitas palavras.

PS3- Bolsonaro considera que tem CULTURA, COMPETÊNCIA e CONHECIMENTO para isso.
         
EM 1967, VÉSPERAS DO AI-5,  CARLOS LACERDA É CONVIDADO PARA EMBAIXADOR NA ONU

Era um sábado. Tinhamos acabado de almoçar, Rosinha saiu, eu estava sozinho. Dezembro de verão tremendo, de bermuda, sentado no chão do enorme salão, lia a biografia de Charles Chaplin. Maravilha. 

O telefone tocou, (estávamos distante pelo menos 20 anos do celular), um empregado veio com o telefone, "o governador Lacerda quer falar com o senhor ". Já deixara o governo, ficou o hábito.

Atendi, perguntou se eu ia  sair, disse não, respondeu, "estou indo para aí, preciso conversar". Foi direto, 52 anos depois, a emoção da lembrança e da revelação.

"Helio, estou vindo do Palácio, o Castelo me convidou para embaixador na ONU".

Interrompi, não deixei que  dissesse mais nada, falei: "E você aceitou na hora". Em cima do laço, respondeu, "recusei,quero ser presidente". Fiz então uma análise, resumida: "Você fala correta e correntemente 4 ou 5 idiomas, é um dos maiores tribunos que conheço, vai dominar a ONU. E os generais estão mandando um recado, não querem romper com você". 

Conhecia muito minha casa onde moro desde 1962, elogiou meus quadros, citando um-a-um, parou em frente a um retrato de Rosinha,  pintado pelo famoso Bianco, meu grande amigo. Disse simplesmente:"Rosinha é muito bonita".

Conversamos mais umas 3 ou 4 horas, antes de sair, pediu:"Helio, usa a tua famosa memória, reconstitui a conversa, não diz que foi  comigo, nem fala no convite para ser embaixador na ONU". Disse a ele, você sabe que os vespertinos não  circulam aos domingos, e os matutinos, às segundas, vou tentar para segunda.

Deu facilmente a página 3 inteira. Tinha assinatura, recebia o jornal assim que começava a circular: Recebeu, leu, telefonou, falou: "Maravilha. Agora quero pedir o contrário. "Na tua memória deve ter sobrado muita coisa, diz que a conversa foi comigo, e pode revelar que fui convidado para embaixador na ONU".

PS- No dia seguinte outra página 3 inteira, novo telefonema: "Meus telefones não param". Satisfeitíssimo, só que 1 ano  depois foi cassado. O que não teria acontecido se tivesse aceitado ser embaixador. E o país seria outro.

Fonte: Blogo Oficial do Jornal da Tribuna da Imprensa. Matéria pode ser republicada com citação do autor.