Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Park Way: As flores da discórdia

Quinta, 13 de fevereiro de 2020
do Blog Brasília, por Chico Sant’Anna


Moradores denunciam que a Administração Regional do Park Way quer confiscar o viveiro comunitário. O local já produziu mais de 30 mil mudas destinadas ao reflorestamento do bairro e de outras localidades no DF.

Por Chico Sant’Anna
Mais um embate entre a administração regional do Park Way e a comunidade do bairro. Desta vez, o foco é o Viveiro Comunitário, criado há cerca de três anos pelos próprios moradores. A administração pretende transformar o que sempre foi uma iniciativa da comunidade em uma “unidade orgânica da Administração Regional”. Para tanto, ela elaborou o “Regimento – Viveiro Comunitário do Park Way”. Esse documento, na visão de muitos moradores, institui um confisco ilegal de bens da comunidade. Nos perfis oficiais nas redes sociais, o viveiro já é apresentado como sendo da Administração Regional.

Esse não é o primeiro confronto entre moradores e os atuais gestores do Park Way. Desde setembro de 2019, quando houve troca de administradores e a regional passou a ser “domínio” do distrital Sargento Hermeto, os conflitos tem sido grandes. Nesse meio tempo, o governador Ibaneis Rocha chegou a nomear para a diretoria de fiscalização uma presidente de associação de ocupantes de área pública do Recanto das Emas, e para chefia de gabinete, o presidente da associação dos moradores da Vila Cahuy, outra área de ocupação irregular. Diante das pressões, os dois tiveram suas nomeações revogadas.