Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Semob: BRT do Gama terá linhas para W3 Norte e Setor de Indústrias Gráficas. Serão quatro linhas com viagens no mínimo 35 minutos mais rápidas

Terça, 18 de fevereiro de 2020


Da Semob 
Secretaria de Transporte e Mobilidade 

Os usuários do transporte público coletivo do Gama contarão com 4 novas linhas do BRT, a partir do próximo dia 22 de fevereiro. As novas linhas irão absorver as linhas convencionais do Gama para a W3 Norte e o SIG (217.2 e 0.218), que serão desativadas. A nova operação foi apresentada em audiência pública, na sede da Administração Regional do Gama, na última segunda-feira (10/2).

De segunda a sábado, a cidade terá uma linha semiexpressa, passando pelo Eixão, indo direto para a W3 Norte, e uma linha para o Setor de Indústrias Gráficas (SIG). Os ônibus sairão do Terminal do Gama e farão viagens em horário de pico, nos períodos de ida entre 5h e 8h da manhã, e na volta das 16h às 20h.

O usuário contará também com duas linhas integradas saindo da Estação Park Way (Floricultura), uma para a W3 Sul/Norte e outra para o SIG. As viagens dessas duas linhas terão origem na Floricultura e irão funcionar nos horários de entrepico, das 7h55 às 16 horas.

As linhas serão operadas com a utilização de 13 ônibus novos, todos do modelo Padron BRT, com ar-condicionado, suspensão a ar, motor traseiro, câmbio automático e wi-fi gratuito. Além do conforto, os usuários contarão com viagens mais rápidas, com ganhos de pelo menos 35 minutos no sistema troncal. Os ônibus farão uma parada na Estação Floricultura e depois só farão paradas na W3 Norte. A linha do SIG fará paradas na EPIA.

Atualmente, o Gama conta com duas linhas convencionais (217.2 e 0.218), que oferecem 136 viagens por dia e fazem o percurso de forma que todos os ônibus passam pela W3 Norte e pelo SIG. No sistema BRT, as linhas serão separadas. Nos dias úteis em horário de pico, os usuários que acessam os ônibus no Terminal do Gama contarão com 56 viagens (ida e volta) para a W3 Norte e 40 viagens (ida e volta) para o SIG. Na Estação Floricultura, no entrepico, serão 58 viagens (ida e volta) para a W3 Sul/Norte e 30 viagens (ida e volta) para o Setor Gráfico. As opções de viagens terão aumento de 35%.

Menor tempo de espera

Alterações que ocorrerão também nas linhas circulares (alimentadoras) no Gama deverão contribuir para elevar o ganho no tempo total de viagem. Uma das mudanças é o aumento de 60 viagens nas linhas circulares, cerca de 6,5% a mais nos dias úteis. O aumento na frequência de viagens proporcionará também a redução no tempo de espera nas paradas.

As duas linhas de ônibus que atualmente ligam o Gama à W3 Norte e SIG são operadas com ônibus básicos. Ambas serão absorvidas pelas novas linhas do BRT, proporcionando ao usuário um atendimento de forma mais rápida, com maior número de viagens e maior cobertura de itinerários. Com as novas linhas, o GDF amplia o atendimento ao Plano Piloto no sistema BRT Sul, integrando o Terminal do Gama ao Park Shopping, W3 Norte e Setor Gráfico.

BRT exige cartão

O sistema do BRT é operado por meio de cartões, que podem ser obtidos na Rodoviária do Plano Piloto, nos terminais e na Galeria dos Estados. As recargas podem ser feitas também nos postos do BRB. Os usuários das linhas convencionais que não possuem nenhum tipo de cartão do Sistema de Transporte Público Coletivo do DF precisarão providenciar seus cartões, porque a partir de sábado (22/2), no BRT, não será possível pagar a passagem em dinheiro.