Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 11 de março de 2021

Caixa de Pandora: TJDF nega recurso e mantém condenação de Eurides Brito, ex-deputada distrital e ex- secretária de Educação do DF

 Quinta, 11 de março de 2021


===============

Do TJDF

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) rejeitou recurso no âmbito da operação Caixa de Pandora e manteve, no último dia 4 de março, a condenação em segunda instância da ex-deputada distrital Eurides Brito a 8 anos e 4 meses de reclusão por corrupção passiva.

Em 2020, os desembargadores da Câmara Criminal do TJDFT já haviam negado o recurso da defesa. “Há provas fortes e seguras da materialidade delitiva, demonstrando que, no período de maio de 2008 a novembro de 2009, a embargante recebeu, mensalmente, vantagens indevidas, na condição de Deputada Distrital, consistente em dinheiro em espécie, em troca de apoio político”, destacou o desembargador Silvânio Barbosa.

De acordo com a denúncia apresentada à Justiça pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPDFT), na condição de deputada distrital, Eurides Brito trocou seu apoio político pelo recebimento de vantagens financeiras. Nas filmagens apresentadas à época dos fatos pelo delator do esquema, Durval Barbosa, a ex-deputada foi flagrada guardando pacotes de dinheiro na bolsa.

Processo: 0012419-92.2014.8.07.0001

Fonte: MPDF

================

Leia também:

A delação premiada de Arruda e os sete anos do "Já vai tarde!" de Eurides Brito

Mensalão do DEM: Justiça condena a ex-distrital Eurides Brito a 10 anos de prisão