Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 6 de novembro de 2021

Conferência discute os caminhos da cultura pós-pandemia no Distrito Federal

Sábado, 6 de novembro de 2021
Foto do Complexo Cultural da República

Do Portal Gama Cidadão, com informações da Agência Brasília


Os debates da 5ª Conferência de Cultura do Distrito Federal serão virtuais, com transmissão pelo Zoom. O evento acontece de 12 de novembro a 5 de dezembro, e tem como objetivo contribuir com o Plano de Cultura do DF.

Qual será o futuro da agenda cultural do Distrito Federal no cenário pós-pandemia? Encontrar caminhos para o setor nesse contexto é a proposta da 5ª Conferência de Cultura do Distrito Federal, que será realizada de 12 de novembro a 5 de dezembro, sob o tema “A Cultura no Pós-Covid”. Totalmente online, o evento é coordenado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF), junto com o Conselho de Cultura do Distrito Federal (CCDF), em parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC), Luta Pela Vida.

O encontro visa desenvolver diretrizes para atualizar o Plano de Cultura do DF, no momento especial para a humanidade, em que se buscam novos caminhos de expressão e convivência, no qual a Cultura é fundamental. O evento terá duas fases: pré-conferências (12 a 19 de novembro), e conferência (3 a 5 de dezembro), no qual visa reunir o maior número possível de profissionais que diariamente estão envolvidos com o fomento da cultura local, como artistas, produtores, empresários, representantes de governo e a comunidade, além do Conselho de Cultura do DF, que estabeleceu os eixos de discussão.

Entre outros objetivos da 5ª Conferência de Cultura do Distrito Federal, estão a busca pela valorização da diversidade de gênero, raça e social, o fortalecimento de políticas públicas voltadas à cultura/sustentabilidade, investimentos no Sistema de Arte e Cultura do Distrito Federal, entre outros tópicos.

Mesmo com previsão na Lei Orgânica da Cultura (LOC), a Conferência de Cultura do Distrito Federal não era realizada desde 2015. “Por meio das Conferências de Cultura, gerentes e conselheiros culturais do DF traçam metas para o governo voltadas à condução de políticas públicas do setor cultural para os próximos dois anos. Essa, em especial, vai ser de grande interesse, pois vai nortear o último ano do governo atual, assim como chamar atenção para inclusão nas agendas dos candidatos às eleições de 2022″, afirma o Secretário de Cultura e Economia Criativa em exercício, Carlos Alberto Junior.

Serviço
5ª Conferência de Cultura do Distrito Federal
Quando: 12 de novembro a 5 de dezembro
Onde: Transmissão online, pela plataforma Zoom. Para receber os links de acesso por e-mail e WhatsApp é necessário fazer o cadastro no site
Para mais informações: (61) 9 8383-5332

Paulo H. Carvalho / Agência Brasília