Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 12 de julho de 2022

Cultura FM: a nova emissora “chapa branca” do DF

Terça, 12 de julho de 2022

Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna

Pelo o que estabelece o artigo 3º da portaria nº 140, será o chefe da assessoria de comunicação do secretário de Cultura quem terá o poder de supervisionar diretamente as atividades comunicacionais da Rádio Cultura. Para o FNDC-DF o ato configura intervenção na Rádio Cultura FM de Brasília.

Por Chico Sant’Anna

Com a edição da portaria nº 140, assinada, dia 5, pelo secretário de Cultura do DF, Bartolomeu Rodrigues, a rádio Cultura FM, há 34 anos no ar, foi carimbada como emissora “chapa branca”. Chapa branca é a cor da placa dos carros oficiais que servem aos que ocupam cargos públicos. A emissora que, por lei, deveria estar focada na produção e transmissão de programas educativo-culturais, ficará, agora, sob o comando da assessoria de comunicação da secretaria de Cultura, área subordinada diretamente ao secretário de Cultura e comandada por profissionais comissionados, de sua inteira confiança. Em um momento pré-eleitoral como o que vivenciamos, as mudanças preocupam. Elas foram imediatamente alvo de protestos, há o temor do aparelhamento da emissora.

Pelo o que estabelece o artigo 3º da portaria, será o chefe da assessoria de comunicação do secretário de Cultura quem terá o poder de supervisionar diretamente as atividades comunicacionais da Rádio Cultura, cabendo a ele, dentre outras funções, coordenar planos e programas de comunicação no âmbito da Rádio Cultura; definir a política de divulgação institucional do Governo do Distrito Federal na Rádio Cultura e supervisionar as redes sociais da Rádio Cultura. Vale lembrar, que as assessorias de comunicação das secretarias e demais órgãos do GDF seguem orientações e diretrizes emanadas da secretaria de Estado da Comunicação Social, pasta diretamente ligada ao governador Ibaneis Rocha (MDB). Para a representante do Centro-Oeste no Conselho Nacional de Cultura (CNPC), Rita Andrade, a Cultura FM sempre foi o ponto tradicional de conexão dos conteúdos de jornalismo, entretenimento, compromisso social e difusão cultural. “Agora, vai virar refém dos interesses governamentais, via gabinete da secretaria de Cultura.”