Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 19 de julho de 2022

Eleições: Como evitar a debacle candanga

Terça, 19 de julho de 202

Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna

A formação de uma frente, semelhante à que levou Cristovam Buarque ao Buriti, em 1994, poderia mudar o cenário, criar uma onda pró-mudanças. Naquele ano, no segundo turno, Cristovam reuniu na Frente Popular, além do seu PT, o PCdoB, PCB, PSTU, PSB, PPS, PV, PDT e, até mesmo, o PSDB, à época liderado por Maria Abadia. A frente foi tão exitosa que elegeu também o professor Lauro Campos (PT), para o Senado.

Por Chico Sant’Anna

Os números revelados pela pesquisa Quaest/Correio Braziliense trazem para os partidos de centro-esquerda o pior dos cenários na disputa pelo Palácio do Buriti. Eles revelam a potencial ausência desses partidos no palco de um virtual segundo turno. Pelos números, o governador Ibaneis Rocha (MDB) e o ex-governador cassado, José Roberto Arruda (PL) iriam disputar a preferência final dos eleitores. A pesquisa é arrasadora também para candidatos tido de centro: Reguffe (UniãoBR), Leila do Vôlei (PDT) e Izalci Lucas (PSDB). Mas o mais importante que a pesquisa revela é há um caminho que os opositores de Ibaneis e Arruda trilhem, se não desejarem ficar assistindo da arquibancada o segundo turno: a união.

A chegada de dois candidatos de direita ao segundo turno é um fenômeno inédito na história eleitoral do Distrito Federal. Historicamente, o PT sempre polarizou com algum outro candidato. Foi assim nos embates contra Joaquim Roriz. Nas duas últimas eleições, os partidos progressistas foram representados por Rodrigo Rollemberg (PSB).

Em um dos cenários estimulados da Quaest/CB, Ibaneis (28%) e Arruda (25%) somam a maior parcela de apoio. Em seguida aparecem Reguffe (11%) e Leila (9%), Izalci (5%), Leandro Grass, do PV, (4%), Rafael Parente, PSB, (2%) e Keka do Psol (1%). Todos muito distantes dos líderes. Ainda há 15% de quem ainda não sabe em quem votar ou pretende anular o voto.