Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 19 de julho de 2022

ELEIÇÕES 2022 —Psol e Rede lançam federação no DF neste quarta (20/7)

Terça, 19 de julho de 2022

Federação, que tem Keka Bagno com pré-candidata ao governo do DF, vetou coligações com partidos de extrema-direita

Adenauer Cunha
Brasil de Fato | Brasília (DF) | 19 de Julho de 2022

O deputado distrital Fábio Félix vai presidir a Federação Psol/Rede no DF - Divulgação/Alê Bastos

O Partido Socialismo e Liberdade (Psol) e a Rede Sustentabilidde lançam nesta quarta-feira (20) a federação entre os dois partidos no Distrito Federal (DF). O lançamento ocorre na Câmara Legislativa do DF, às 18h, e também vai oficializar o nome do deputado distrital Fábio Félix (Psol) como presidente da federação.

"Estou muito animado com a tarefa de presidir a federação. Precisaremos de muita unidade pra ampliarmos nossa bancada e fazer uma grande campanha para Keka Bagno ao GDF e Pedro Ivo ao Senado”, declarou Félix à reportagem do BdF.

A Federação Nacional é presidida por Guilherme Boulos, coordenador do MTST e pré-candidato à deputado federal por São Paulo. A aliança entre os partidos no DF vai encampar o pleito da nacional que se empenha na pré-campanha de Lula (PT).

“Nossa prioridade também será derrotar Bolsonaro no DF e fazer uma grande campanha pra Lula na cidade”, afirmou Félix.

A pré-candidata ao governo do DF, Keka Bagno, disse que o mote da campanha é oposição à direita neoliberal tradicional. “O DF, que tem Lula à frente das intenções de voto, não pode ficar refém do que há de pior na política distrital, representada pela volta deletéria de Arruda ou a permanência do descaso de Ibaneis. Nós, da federação PSOL-Rede, estamos certas de que a indignação das pessoas na fila da assistência, das creches e dos hospitais levará o campo progressista ao segundo turno do GDF”, declarou.

Uma resolução da Federação PSOL e Rede também veta coligações regionais com partidos de extrema-direita ou de apoio a Bolsonaro. PL, PP, PR, PTB, PSD, além de MDB, PSBD, União Brasil, Podemos, Avante e Novo estão vetados pela Federação por, segundo ela, estarem no escopo dos partidos alinhados com a direita neoliberal.

Conforme a nova legislação, a Federação deve durar, no mínimo, quatro anos.


Edição: Flávia Quirino