Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 27 de julho de 2022

#Memória: Livro resgata a pedagogia revolucionária do CIEM

Quarta, 27 de julho de 2022


Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna

Do Ciem surgiram engenheiros, pilotos de automobilismo, jornalistas, presidente da República, senadores, arquitetos, matemáticos, acadêmicos, médicos…, todos com grande destaque em seus campos de ação. Um colégio tão revolucionário não poderia escapar aos grilhões da Ditadura Militar.

Por Chico Sant’Anna

Na década de 1960, uma escola pública de ensino médio era o sonho de todos adolescentes. Na época, praticamente, não existiam cursos privados. Funcionando como uma espécie de colégio de aplicação, vinculado à Universidade de Brasília, o Centro integrado de Ensino Médio (Ciem) revolucionou a pedagogia. Ensino em tempo integral e integral também para os sonhos e projetos de cada aluno. Ali a pedagogia preconizava mais do que o ensinamento, visava a preparação de um projeto de vida, fosse em que área fosse. Da educação a engenharia espacial, do automobilismo à arquitetura, da medicina ao esporte.

Do Ciem surgiram engenheiros, pilotos de automobilismo, jornalistas, presidente da República, senadores, arquitetos, matemáticos, acadêmicos, médicos…, todos com grande destaque em seus campos de ação. Um colégio tão revolucionário não poderia escapar aos grilhões da Ditadura Militar. O Ciem e o ensino, em Brasília e no Brasil, foram também vítimas dos anos de chumbo. Mesmo tendo funcionado por menos de uma década (1964-1970), ainda hoje o Centro é lembrado por sua proposta inovadora de educação. Daqueles tempos, só restou o prédio, localizado na avenida L.2 Norte, local onde hoje funcionam ambulatórios do Hospiutal Universitário (HUB). Passados tantos anos após o fim da Ditadura Militar, a UnB nunca mais retomou a proposta de um escola de ensino médio nesses padrões.

Como parte das comemorações pelo 60º aniversário da Universidade de Brasília (UnB), o jornalista Antônio de Pádua Gurgel – ex aluno do Ciem – após uma longa pesquisa traz ao público CIEM: uma escola para a Vida. O lançamento aproveita a reunião das melhores cabeças pensantes do páis, por ocasião da 74ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no campus da UnB.


A proposta desse livro não é o resgate do movimento estudantil de então, já alvo de outros trabalhos de Padu, como os amigos lhe tratam.