Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Bispo vítima de ameaça à mão armada em Minas Gerais recebe apoio de Dom Walmor, da CNBB

Quarta, 16 de novembro de 2022

Dom Vicente sofreu ameaça de morte por parte de um grupo de pessoas identificadas com o presidente da República, Jair Bolsonaro - Instagram

Episódio aconteceu em Moeda, no fim de semana, e teria sido causado por bolsonaristas

Redação
Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) | 16 de Novembro de 2022 às 08:52

Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, divulgou uma nota de solidariedade a dom Vicente de Paula Ferreira. No sábado (12), após uma missa na Paróquia São Caetano, na cidade de Moeda (MG), dom Vicente recebeu ameaças de um grupo e de um homem armado.

A nota lamenta que o bispo tenha sido “vítima da intolerância, da falta de um senso mínimo para a convivialidade, do desrespeito covarde, colocando vidas — dom sagrado — em risco”. Dom Walmor classifica isso como “sintomas graves de uma sociedade adoecida”.

Segundo o arcebispo, providências judiciais já estão sendo adotadas para que a hostilidade cometida contra dom Vicente não permaneça impune.


“Em uma sociedade livre, democrática, a divergência de opiniões não pode justificar atitudes beligerantes, descompromissadas com a fraternidade. O Evangelho ensina que todos, independentemente de suas convicções, somos irmãos uns dos outros, filhos e filhas de Deus”, conclui.

Ofensas e ameaça

A Comissão Especial de Ecologia Integral e Mineração (Ceem) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), da qual dom Vicente é secretário geral, informou que o bispo sofreu ameaça de morte por parte de um grupo de pessoas identificadas com o presidente da República, Jair Bolsonaro.

“O grupo gritava aos berros ‘fora bispo’ e ‘lá fora vai ser diferente’, chegando aos ouvidos do motorista e segurança que se encontravam ao fundo da quadra poliesportiva — onde a celebração ocorria”, descreve a nota.


Dom Vicente é bispo auxilar da Arquidiocese de Belo Horizonte e tem sido crítico ao governo do presidente de Bolsonaro. Além disso, tem atuado na defesa dos atingidos e atingidas pelo rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho.


Edição: Larissa Costa