Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 22 de novembro de 2022

O PPCUB e a penteadeira de José Aparecido

Terça, 22 de novembro de 2022


Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna
Data: 22/11/2022

“Isso aqui — dizia Aparecido — está parecendo penteadeira de prostituta. Cada um vem e deixa um presentinho”, referindo-se à quantidade de monumentos e outros adereços que buscavam colocar na Praça dos Três Poderes .

Por Chico Sant’Anna

Imagine uma reunião de quase 300 pessoas, onde cada um tenta pautar a sua demanda, sem necessariamente um tema falar com o outro. Assim foi, mais ou menos, a audiência púbica que tratou do PPCUB. Fez lembrar declaração do ex-governador José Aparecido, com relação à Praça dos Três Poderes, antes de Brasília estar tombada.

“Isso aqui – dizia Aparecido – está parecendo penteadeira de prostituta. Cada um vem e deixa um presentinho”, referindo-se à quantidade de monumentos e outros adereços que buscavam colocar no local.

Eloá Quadros, esposa de Jânio Quadros, mandou colocar o Pombal, em forma de prendedor de roupa. Os militares implantaram o Mastro da Bandeira, outros elementos foram sendo instalados ao longo dos anos, até que o GDF impediu qualquer novo adereço.

Na audiência do PPCUB, foi um pouco assim. Donos de hotéis, os chamados hotéis baixinhos, querem autorização pra fazer crescer seus imóveis até 35 metros de altura, o que permitiria edificações de até onze andares

As ausências das secretarias de Meio Ambiente e a da Mobilidade Urbana na audiência do PPCUB foi percebida por vários dos presentes, já que é estratégico o acompanhamento por parte delas das potenciais alterações do Plano Piloto. Foto de Rita Andrade.