Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Energia elétrica puxa inflação candanga para cima

Segunda, 28 de novembro de 2022


Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna

No Distrito Federal, o preço cobrado pela Neoenergia no fornecimento de energia elétrica teve reajuste de 21,54% nas tarifas para os clientes residenciais de baixa tensão, em 3 de novembro. Até aqui, a inflação acumulada na gestão de Ibaneis Rocha já totaliza 15,27%. E a maioria dos trabalhadores, em especial servidores públicos, não teve reajustes salariais. Os dados foram divulgados pelo IBGE.

Por Chico Sant’Anna

O brasiliense deve chegar no Natal com o poder aquisitivo reduzido em mais de 6%, quando comparado ao Natal do ano passado. Na Capital Federal, a inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), já soma nesse ano, 5,06% e, nos últimos doze meses, acumula alta de 5,88%. Em novembro, o IPCA-15, que é a prévia da inflação oficial, registrou para Brasília taxa de 0,78%, sendo a maior em todo país, junto com Recife, e 0,25 ponto percentual acima do custo de vida nacional, que ficou em 0,53%.

O principal responsável por esse maior desembolso no Distrito Federal é o preço cobrado pela Neoenergia, que teve reajuste de 21,54% nas tarifas para os clientes residenciais de baixa tensão, em 3 de novembro. O aumento da conta de luz para o consumidor doméstico foi, praticamente, quatro vezes maior do que o IPCA-15 acumulado ao longo dos últimos doze meses. Até aqui, a inflação acumulada na gestão de Ibaneis Rocha já totaliza 15,27%. E a maioria dos trabalhadores, em especial servidores públicos, não teve reajustes salariais.

Inflação generalizada

A elevação dos preços, contudo, se espalha por diversos setores da economia candanga. Sete dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados em Brasília apresentaram altas em novembro.