Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 9 de novembro de 2022

CLDF 2023: Uma assembleia pra Ibaneis chamar de sua

Quarta, 9 de novembro de 2022

Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna
Dos 28 partidos ou federações que disputaram as eleições, treze terão representação na CLDF, seis a menos do que em 2018. A nova bancada contará com 42% de parlamentares de centro e 33% de direita e apenas seis (25%) de esquerda.

Por Chico Sant’Anna

A Câmara Legislativa que toma posse em janeiro próximo vem renovada em 50%, menor do que em 2018, quando a taxa foi de 60%. Mais do que as 12 caras novas – algumas não tão novas assim –, o que mais muda é o perfil ideológico do futuro parlamento local. É normal que a mídia foque os campeões de votos e, nesse caso, os holofotes foram para nomes da esquerda, como Fábio Félix (Psol), Chico Vigilante (PT) e Max Maciel (Psol). Mas não se enganem, a CLDF será uma casa conservadora, de centro-direita, o que deve deixar o governador Ibaneis Rocha (MDB) muito à vontade em seu novo mandato.

Pesquisa realizada em todo o Brasil pela Delta Folha – equipe de jornalismo de dados do jornal Folha de São Paulo -, analisando os perfis ideológicos dos futuros parlamentos estaduais, aponta que a Câmara Legislativa terá um perfil de centro-direita. O mesmo perfil do primeiro mandato do governador Ibaneis Rocha. Os reflexos dessa característica deve ser um parlamento majoritáriamente sob a aba do chapéu do Buriti e com consequências, principalmente, na área social, como foi visto na Saúde e na assistência social.

Leia a íntegra