Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Coral Brasília apresenta repertório de nova turnê nesta sexta-feira (18/11)

Quarta, 16 de novembro de 2022

Coral Brasília apresenta repertório de nova turnê nesta sexta-feira (18)

Com obras de compositores brasileiros e estrangeiros, o espetáculo abrange os gêneros sacro, erudito, popular e folclórico

O projeto Sextas Musicais apresenta, nesta semana, um espetáculo protagonizado pelo Coral Brasília. No repertório, obras de Renato Vasconcellos, Sérgio Habiber e Morten Lauridsen, entre outros. A apresentação, nesta sexta (18), às 20h, terá entrada gratuita no CTJ Hall, na Casa Thomas Jefferson da SEP Sul 706/906.

O espetáculo também terá transmissão ao vivo pelo YouTube da Casa Thomas Jefferson, que conta com o apoio da Embaixada dos EUA na realização de seus eventos culturais. Dessa forma, esse patrimônio de belas apresentações musicais permanecerá disponível online.

O Coral Brasília, desde a sua fundação em 1995, trabalha com projetos anuais, nos quais são estabelecidos os objetivos a serem alcançados ao fim de cada período. No concerto desta sexta, o público assistirá ao programa que será levado à próxima turnê do Coral Brasília.

Esses projetos são realizados sempre alternando um ano de apresentações no Brasil e um ano no exterior. Caracteriza-se por apresentar um espetáculo eclético, com repertório variado composto por peças renomadas de compositores e arranjadores nacionais e estrangeiros. O repertório abrange os gêneros sacro, erudito, popular e folclórico, sendo alguns arranjos concebidos exclusivamente para o grupo.

Confira o repertório:

Renato Vasconcellos        Suíte Brasília: Tema 1 e 2

        Arr. Vocal: Renato Vasconcellos

Adap.: Deyvison Miranda

Sérgio Habiber             Boi do Maranhão: Boi danado, folclore maranhense

Arr.: Elenice Maranesi

Morten Lauridsen (USA)      Se per havervi, oime

Ola Gjeilo (Noruega)               Second Eve

Alfred Schnittker (Rússia)      Otche Nash

Caitríona Ní Dhubhghaill (Irlanda do Norte)     An raibh tú ar an gcarraig?

Zequinha de Abreu e Aloysio de Oliveira        Tico-tico no fubá

                                                    Arr.: Maurício Maestro

                                Revisão: Deyvison Miranda

Recolhido do folclore baiano          Samba de roda e de capoeira

                    Arr.: Elenice Maranesi

                         Revisão: Deyvison Miranda



Sobre os músicos

Deyvison Miranda, maestro titular do Coral Brasília desde 2015, natural de Brasília, é Bacharel em Piano pela Universidade de Brasília. Estudou regência com David Junker, Edson Carvalho e Emílio de César. Foi preparador do Coro Lírico de Brasília, do Coro dos Amigos da Orquestra da Regional de Ensino de Ceilândia e do Coro do Festival de Ópera de Brasília em suas quatro edições. Regente convidado do Coral da LBV, do Coro da IPI, do Madrigal de Brasília e do Coro do Curso Técnico da Escola de Música de Brasília. Esteve à frente de diversas montagens de óperas na Capital Federal, com o apoio do FAC, Fundo de Apoio à Cultura, além de diversos trabalhos como pianista acompanhador e maestro preparador em montagens nacionais.

Atualmente, ocupa o cargo de pianista acompanhador na Escola de Música de Brasília e maestro titular do Coral CGU/Unacon, do Coral da Câmara Federal, do Madrigal de Brasília e do premiado Coral Brasília.

Andréia Maulaz, soprano, preparadora vocal, nasceu em Brasília e se graduou em licenciatura e bacharelado em Canto Lírico pela Universidade de Brasília. Em 2013, ganhou o prêmio de melhor intérprete do mais importante compositor búlgaro, Parashkev Hadjiev, julgado pela esposa do músico e entregue à cantora pelas suas próprias mãos.

Esteve sob a regência de importantes maestros como Lior Shambadal, Gerald Kegelmann, Christopher Bochmann, Ira Levin, Emílio de César, Elena Herrera, entre outros. Atualmente, é docente da Escola de Música de Brasília e cantora do Madrigal de Brasília desde 2018, quando vem participando com o grupo de diversas produções artísticas na cidade.

Atuou em diversas montagens de óperas em palcos do Brasil e do exterior, tais como Le Nozze di Figaro, como Condessa; La Bohème, como Mimi; Carmen, como Micaela; Dido and Aeneas, como Dido; Die Zauberflöte, como Pamina; Don Giovanni, como Donna Elvira; e Cavalleria Rusticana, como Lola. Como solista de concertos, apresentou-se em Berlim, cantando o Réquiem de Mozart e a Missa em Sol Maior de Schubert. Interpretou também em sua cidade natal, os solos do Magnificat de Bach, Fantasia Coral de Beethoven, Oratório de Natal de Bach, Glória de Vivaldi e Cantata 150 de Bach, da qual participou também como solista, nos Estados Unidos.

Em performance camerista, realizou diversos recitais com harpa, piano e violão, divulgando a música brasileira no Brasil, na Alemanha, Bulgária e Rússia.

Sobre as Sextas Musicais

As Sextas Musicais são um tradicional evento de Brasília. Desde 1987, a Casa Thomas Jefferson realiza esses concertos gratuitos e com classificação indicativa livre, mantendo-se fiel à missão de conectar e transformar vidas através de gerações por meio de experiências singulares.

Desde 2020, com a pandemia do novo coronavírus, a Casa Thomas Jefferson adaptou as apresentações para o formato on live streaming. Com produção requintada, qualidade de captação e transmissão de som e imagem, as Sextas Musicais demonstram o compromisso e o respeito do centro binacional com os artistas profissionais da música que dedicam suas vidas ao estudo e à performance musical e ao público.

A Casa Thomas Jefferson e Brasília

A história da Casa Thomas Jefferson se mistura com a de Brasília. O centro binacional, entidade sem fins lucrativos, foi criado na capital federal para contribuir para o desenvolvimento dos habitantes por meio de experiências singulares em cultura e educação. Idealizada desde a inauguração da cidade por um grupo formado por brasileiros e norte-americanos, iniciou as suas atividades em 1963, modestamente, em salas comerciais na Quadra 510 da W3 Sul e segue fiel ao seu estatuto e compromisso com a sociedade.

A série Sextas Musicais destaca-se no cenário de Brasília e do Brasil e pode ser considerada um patrimônio imaterial da capital por sua contribuição à sociedade, às instituições e à comunidade artística. A excelência em todas as áreas em que a Casa Thomas Jefferson adquiriu ao longo de seis décadas e que agora é expandida para outras cidades no Brasil deve ser considerada, com legitimidade, típica e oriunda de Brasília para o Brasil.

Serviço

Evento: Sextas musicais com público presencial e transmissão ao vivo

Coral Brasília

Regência: Maestro Deyvison Miranda; Técnica Vocal: Andréia Maulaz

Data: 18 de novembro de 2022 (sexta-feira)

Horário: 20 horas

Local: CTJ HALL-Casa Thomas Jefferson - SEP-Sul 706/906 Conjunto B
Entrada gratuita


Fonte: EIXOS COMUNICAÇÃO INTEGRADA

www.eixoscomunicacao.com.br