Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

Drenar-DF: MPDFT faz vistoria e cobra plano de ação para drenagem no DF

Quinta, 21 de dezembro de 2023 

Representantes do Ministério Público fiscalizaram obras da bacia de detenção e, também, solicitaram planejamento para problemas de escoamento de águas pluviais no Plano Piloto e nas regiões administrativas

Do MPDF

A Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão (PDDC) e a Promotoria de Justiça Regional de Defesa dos Direitos Difusos (Proreg) inspecionaram, nesta quinta-feira, 21 de dezembro, as obras do Programa de Gestão de Águas e Drenagem Urbana do Distrito Federal (Drenar-DF), que visa duplicar a capacidade de escoamento da água pluvial na área central de Brasília. Na visita, foi fiscalizada a bacia de detenção, estrutura responsável por reduzir o volume de água que desemboca no Lago Paranoá. 

A bacia de detenção filtrará o lixo arrastado nas enxurradas, assim a água chegará ao destino final em menor velocidade, o que evitará o assoreamento do Lago. O procurador distrital dos direitos do cidadão, Eduardo Sabo, explica que “as águas estão seguindo o curso normal e a previsão é de finalização. Essa é uma conquista muito grande para Brasília, porque vamos trazer segurança para milhares de moradores da Asa Norte que sofrem com o excesso de chuvas, notadamente, em dezembro e janeiro”.

O programa de escoamento de águas do DF está previsto para ser entregue até final do primeiro semestre de 2024.

Fiscalização 

Além de inspecionar, periodicamente, a execução das obras do Drenar-DF, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) tem cobrado da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) um plano de ação para solucionar os problemas de drenagem em todo o DF. Segundo o promotor de justiça Bernardo Matos, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) já apresentou um diagnóstico com os pontos problemáticos no Plano Piloto e nas regiões administrativas. “Se os locais afetados já foram identificados, é importante que o Distrito Federal apresente um plano de ação”, reforça o promotor de justiça. Ele acrescenta: “o esforço deve ser contínuo e presente. O MPDFT acompanha, mas, também, controla políticas públicas para que os cidadãos tenham suas necessidades atendidas”.

Leia mais

MPDFT e representantes do GDF se reúnem para discutir obras de drenagem

Drenar-DF: MPDFT fiscaliza execução das obras de drenagem pluvial