Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

VIOLÊNCIA NO CAMPO —Jovem liderança Pataxó Hã-hã-hãe é assassinado no sul da Bahia

Sexta, 22 de dezembro de 2023
Cacique Lucas Pataxó Hã-hã-hãe foi vítima de uma emboscada na noite de ontem (21) em Pau Brasil (BA)

Brasil de Fato Bahia
Da Redação
Salvador | 22 de dezembro de 2023

Cacique Lucas Pataxó Hã-hã-hãe era uma jovem liderança na Aldeia de Caramuru Catarina Paraguassu - REDE

O jovem cacique Lucas Pataxó Hã-hã-hãe, de apenas 31 anos, foi assassinado na noite de ontem (21), quando retornava da cidade de Pau Brasil, no extremo sul da Bahia, para a aldeia Caramuru Catarina Paraguassu.

De acordo com informações do Movimento Unido dos Povos e Organizações da Bahia (Mupoiba) e da polícia civil, dois homens em uma moto atiraram contra cacique Lucas, que estava em sua moto, com o filho na garupa.

Cacique Lucas Pataxó-hã-hã-hãe era coordenador da Região Sul do Mupoiba, agente de saúde da Secretaria de Saúde Indígena (SESAI), mobilizador de esportes na comunidade, defensor da educação escolar indígena, conselheiro Estadual dos Direitos dos Povos Indígenas da Bahia (COPIBA) e presidente do Diretório Municipal da REDE. Lucas Pataxó deixa viúva e dois filhos.

Em nota, o Mupoiba destaca que cacique Lucas era um membro essencial da comunidade, que dedicou toda sua vida ao movimento indígena, deixando um marcante legado de liderança. “Exigimos, com veemência, que a justiça seja feita! Clamamos por justiça pela vida do Cacique Lucas”, afirma a nota.

A polícia civil informou que um inquérito foi instaurado na Delegacia Territorial (DT) de Pau Brasil para apurar o homicídio. Ainda de acordo com a polícia civil, foram expedidas guias periciais e oitivas e diligências investigativas estão sendo realizadas em conjunto com equipes da 6ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Itabuna para identificar a autoria e motivação do crime.

Edição: Gabriela Amorim