Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

SEM PALAVRA —GDF descumpre acordo que pôs fim a greve dos professores e não vai nomear todos os aprovados

Quarta, 20 de dezembro de 2023

Reunião do Sinpro com o chefe da Casa Civil do DF, Gustavo do Vale Rocha - Sinpro DF

Governo informa Sindicato que deve nomear 776 professores e 20 orientadores até fim de dezembro; demais ficam pra 2024

Valmir Araújo
Brasil de Fato | Brasília (DF) | 20 de dezembro de 2023

Um dos pontos de negociação entre o governo do Distrito Federal (GDF) e o movimento grevista dos professores este ano foi o compromisso do Executivo na nomeação de todos os candidatos aprovados no concurso público de 2022. No entanto, as nomeações ainda não ocorreram e a previsão foi repassada ao Sindicato de Professores do Distrito Federal (Sinpro) pela nomeação de apenas 776 professores e 20 orientadores até o final de dezembro.

O número de aprovados do cadastro de reserva do concurso da Educação é de 2870 professores e 80 orientadores. De acordo com o Sinpro é fundamental que ocorram todas essas nomeações para que seja cumprido o acordo com o GDF que pôs fim à greve da categoria em maio. “É fundamental que todo o cadastro reserva seja nomeado para que se possa avançar para a nomeação dos demais aprovados, por meio da Lei Cláudio Abrantes”, defendeu a diretora do Sinpro Ana Claudia Bonina.

Uma das demandas da greve dos professores era justamente a necessidade de chamar todos os aprovados no concurso, pois muitas escolas do Distrito Federal o quadro de professores efetivo é mínimo, o que compromete uma série de atividades, como o planejamento pedagógico. “A carência da rede é imensa. É fundamental que o acordo de greve seja cumprido e que os profissionais da educação pública sejam respeitados”, informou Ana Claudia, que é professora temporária e foi aprovada no concurso.

A informação sobre a quantidade insuficiente de nomeações que devem ocorrer este ano foram repassadas ao Sindicato dos Professores pelo chefe da Casa Civil do DF, Gustavo do Vale Rocha em uma reunião na semana passada mediada pelo deputado distrital Chico Vigilante (PT). No encontro o GDF se comprometeu a apresentar um cronograma de novas nomeações em janeiro de 2024 para sistematizar a nomeação professores e orientadores educacionais aprovados no cadastro reserva.

O Brasil de Fato DF entrou em contato com o GDF para comentar o assunto e foi encaminhada uma nota elaborada pela Secretaria de Planejamento na qual o governo informou que de 1 de janeiro a 19 de dezembro de 2023, foram feitas 6.554 nomeações de aprovados em diversos concursos públicos. Desse total, 3.741 foram destinados para a pasta da Educação e que novas nomeações para este ano "estão em análise".

Professores substitutos

De acordo com o Sinpro foi enviada uma circular enviada às regionais de ensino com o cronograma com as datas prováveis de convocação e contratação de professores substitutos com data prevista para o dia 09 de janeiro. A convocação dos professores substitutos para a escolha de carência deverá ocorrer no dia 29 de janeiro.


Edição: Márcia Silva