Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

Vai aí um TCC? E uma tese de doutorado? Baratinho!

Quinta, 21 de dezembro de 2023

Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna
Cresce na Internet e nas redes sociais a oferta de elaboração de trabalhos acadêmicos, requisito para a colação de grau, e até mesmo dissertações e teses de mestrado e doutorado. Situação pode piorar com o advento da inteligência artificial e a prática é considerada crime de falsidade ideológica.

Por Chico Sant’Anna

“Livre-se do estresse e da pressão, aproveite seu tempo livre enquanto cuidamos de tudo para você. Entre em contato e conquiste o diploma dos seus sonhos!” É o que promete, no Facebook, anúncio de uma “consultoria acadêmica” para estudantes de graduação e pós, em fim de curso. Para universitários, essa é a hora de mostrar o que realmente aprenderam ao longo do ano ou mesmo de todo o curso, seja bacharelado ou pós graduação. Antes de mergulhar nas merecidas férias de verão, os formandos tem que entregar e defender perante uma banca o Trabalho de Conclusão de Curso – o famoso TCC. Se o aluno é de pós graduação lhe será exigido uma dissertação ou tese. Trabalhos bem mais elaborados. Mas o que deveria ser o momento de mostrar a qualidade de cada um, vem se tornando um espaço para o plágio e até mesmo para fraude. Cada vez mais, é fácil de se encontrar quem se ofereça a fazer o trabalho acadêmico, em troca, é claro, de uma boa paga.

“A elaboração de um TCC é a oportunidade para o estudante demonstrar suas habilidades de pesquisa, pensamento crítico e capacidade de comunicação. Essas habilidades são fundamentais para o desenvolvimento profissional e pessoal” – comenta a professora Fátima Sousa da Universidade de Brasília – UnB. Roberto Piscitelli, da Faculdade de Economia, avalia que “as instituições e os orientadores deveriam ser mais “zelosos”, procurando induzir os alunos a produzirem algo de útil, como uma contribuição válida para a comunidade, para a sociedade. Já a professora Janda Cunha, que lecionou no Departamento de Letras da UnB, atribuidificuldade de universitários em fazer seus trabalhos acadêmicos é decorrência da eliminação nos currículos da disciplina Metodologia Científica, que ensinava ao estudante a fazer suas pesquisas cientificamente corretas e a redigir seus artigos.

Leia a íntegra