Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

MEMÓRIA —"Chico Mendes Vive!" será exibido gratuitamente no Cine Brasília nesta sexta (22)

Quinta, 21 de dezembro de 2023

Chico Mendes, ativista político e ambientalista - Divulgação

Data marca 35 anos da morte do defensor da Floresta Amazônica

Redação
Brasil de Fato | Brasília (DF) | 21 de dezembro de 2023

“Chico Mendes Vive!”, documentário em grande parte narrado pelo próprio líder seringueiro, será exibido gratuitamente nesta sexta (22), às 19h, no Cine Brasília. A data marca os 35 anos da morte do grande ativista e defensor da Floresta Amazônica.

O filme retrata a trajetória de vida e luta de Chico Mendes, reconhecido um dos mais importantes sindicalistas e ambientalista brasileiro, e o panorama da história da Amazônia ocidental, que se mistura à saga de travessia dos seringueiros do Nordeste seco para o Acre ensombreado e chuvoso da época.

O documentário, dirigido pela cineasta acreana Maria Maia para a TV Senado, registra o surgimento da Aliança dos Povos da Floresta, composta por indígenas, seringueiros, extrativistas e ribeirinhos, e a criação das primeiras Reservas Extrativistas, que são a Reforma Agrária para a região amazônica.

Além disso, o filme mostra a trama armada para o assassinato de Chico Mendes e traz depoimentos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da ministra Marina Silva, Zuenir Ventura, Gomercindo Rodrigues, Lucélia Santos, Arquilau de Castro Melo, Ilzamar Mendes (viúva de Chico Mendes), entre outros.

O documentário será exibido em sessão gratuita seguida de debate sobre Cinema e Amazônia com o cineasta Vladimir Carvalho e a diretora Maria Maia.

Serviço

Chico Mendes Vive! (1h26") no Cine Brasília

Sexta-feira (22), às 19h


Edição: Márcia Silva
Fonte: Brasil de Fato | Brasília


=================
O Blog Gama Livre sugere acessar:

        

O Homem Verde

Dezembro
15

O Homem Verde