Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

CRIME —Ministério da Justiça determina que PF investigue ameaças de morte contra Lula

Quarta, 27 de dezembro de 2023
Presidente Lula da Silva durante cerimônia do Minha Casa, Minha Vida, em São Paulo - Ricardo Stuckert/PR

“As redes sociais não são e não serão um terreno de incentivo a crimes contra as autoridades”, disse Ricardo Cappelli

Redação
Brasil de Fato | São Paulo (SP) | 27 de dezembro de 2023

O Ministério da Justiça e Segurança Pública pediu que a Polícia Federal investigue uma suposta “vaquinha” organizada por usuários do X (antigo Twitter) para a compra de um “rifle de precisão” que seria utilizado contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A informação foi divulgada pelo secretário-executivo do ministério, Ricardo Cappelli, em sua conta pessoal no X: “Estou encaminhando hoje à Polícia Federal determinação para que apure ameaça feita ao presidente Lula nas redes sociais fazendo alusão a ‘rifle de precisão’ e ‘vaquinha para tal’. As redes sociais não são e não serão um terreno de incentivo a crimes contra as autoridades.”

Cappelli e o Ministério da Justiça e Segurança Pública não divulgaram mais informações sobre a possível “vaquinha” e também não informou os dados do autor das mensagens ameaçadoras.

Ameaças e invasão de perfil

Em janeiro deste ano, um homem foi preso em Roraima por conta de uma publicação nas redes sociais. Na ocasião, ele disse que “seria a hora de colocar a bala na cabeça dele”, em referência a Lula, que faria uma visita ao estado.

No Pará, em agosto deste ano, um fazendeiro foi preso. De acordo com a Polícia Federal, havia denúncias de que o homem estaria planejando um atentado contra Lula, que também passaria pelo estado.

No dia 11 de dezembro, um adolescente de 17 anos invadiu o perfil da primeira-dama Janja da Silva no X e fez mais de 30 publicações ofensivas. Em depoimento, o jovem admitiu que encontrou as informações do e-mail e da senha por meio de vazamento de dados na internet.


Edição: Rebeca Cavalcante