Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 9 de dezembro de 2023

CUT-DF celebra Dia Internacional dos Direitos Humanos com debates, neste domingo(10/12). Será no Eixão Norte

Sábado, 9 de dezembro de 2023

Não há democracia sem direitos humanos. A partir dessa premissa, a CUT-DF realiza, neste domingo (10), atividade no Eixão ─ altura da 208 norte ─, para debater a aplicação efetiva do conjunto de direitos a todas e a todos e os caminhos possíveis para que ninguém seja privado de seus direitos fundamentais.

O encontro, que acontece a partir das 9h, é parte das ações do Dia Internacional dos Direitos Humanos, comemorado na data.

A atividade é organizada pela Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos em parceria com as secretarias da Mulher Trabalhadora; da Juventude; de Combate ao Racismo; do Meio Ambiente; e com os Coletivos LGBTQIAPN+ e da Pessoa com Deficiência da CUT-DF.

Dia Internacional dos Direitos Humanos

O Dia Internacional dos Direitos Humanos é comemorado em 10 de dezembro. Na data, em 1948, a Assembleia Geral da ONU promulgou a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), o primeiro documento de caráter universal de proteção aos direitos fundamentais.

A DUDH é composta por 30 artigos que, entre outros pontos, defendem direitos básicos para todas as pessoas, como educação, saúde, moradia e alimentação adequadas, independentemente de nacionalidade, cor, sexo, orientação sexual, convicção política e crença religiosa.

Além disso, a DUDH é considerada o documento mais traduzido da história moderna, e tem inspirado a criação de diversas diretrizes pelo mundo.