Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 8 de março de 2024

Mulheres na Política: rumo à equidade de gênero e participação igualitária

Sexta, 8 de março de 2024


Mulheres na Política: rumo à equidade de gênero e participação igualitária


Por Fátima Sousa*

Como professora universitária, pesquisadora e ativista pela defesa da mulher na política, reconheço a importância da nossa participação nesse cenário para o avanço da sociedade em direção à equidade de gênero. Embora tenhamos alcançado importantes conquistas nas últimas décadas, sei que ainda há um longo caminho a percorrer para garantir nossa representatividade e participação igualitária nos espaços de poder. Diante disso, é crucial reafirmar a relevância da nossa presença na política, os desafios que enfrentamos e a urgência de ações concretas que promovam a igualdade de oportunidades.


Como mulheres, trazemos perspectivas singulares, experiências diversas e uma sensibilidade para questões que muitas vezes foram negligenciadas. Essa diversidade de visões é fundamental para a construção de sociedades democráticas e inclusivas. No entanto, mesmo com várias conquistas alcançadas por meio de lutas diárias, ainda nos deparamos com barreiras significativas para ingressar e permanecer na política. Estereótipos, discriminação, violência política e desigualdade de oportunidades são apenas alguns dos obstáculos que encontramos em nosso cotidiano no mundo político. 


Tenho acompanhado estudos que demonstram a eficácia da implementação de cotas de gênero na ampliação da participação das mulheres na política. Portanto, faz-se necessário investir em programas de capacitação e mentoria, que promovam o desenvolvimento de habilidades políticas e liderança para mulheres interessadas em ingressar no campo político. É fundamental também fortalecer os mecanismos de proteção contra a violência política de gênero e conscientizar a sociedade sobre a importância da nossa participação nos processos decisórios.


A busca pela equidade de gênero na política é um objetivo que deve ser perseguido incansavelmente. Acredito que é por meio da inclusão e da nossa participação ativa que poderemos alcançar uma sociedade verdadeiramente igualitária. Reconheço a importância do engajamento de todos, como cidadãos conscientes, em apoiar e promover a equidade de gênero na política. Desse modo, garantiremos que todas as vozes, tanto do campo quanto das cidades, sejam ouvidas e representadas.


* Professora associada do Departamento de Saúde Coletiva e ex-diretora da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília.